Qual é o único osso da cabeça?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

O 22º osso é a mandíbula, que é o único osso móvel do crânio. O crânio anterior consiste nos ossos faciais e fornece suporte ósseo para os olhos, dentes e estruturas do rosto, além disso fornece aberturas para alimentação e respiração.

O crânio humano consiste em cerca de 22 a 30 ossos individuais, que são em sua maioria conectados uns aos outros por articulações ossificadas, as chamadas suturas. Ele é subdividido nos ossos faciais (esqueleto facial) e na calota craniana (esqueleto cerebral).

O osso occipital, Os occipitale em latim, é um osso ímpar, mediano, simétrico e plano (chato) localizado na região posterior e média do crânio, formando a base deste e a parte posterior da calota craniana.

Fossas cranianas

Fossa cranianaDescrição
Fossa craniana anteriorComposta pelos ossos frontal, esfenoide e etmoide.
Fossa craniana médiaFormada pelos ossos esfenoide e temporal.
Fossa craniana posteriorComposta pelos ossos temporal e occipital.

A cabeça óssea é constituída pelos ossos do crânio e pelos ossos da face. O crânio é uma caixa óssea constituída por uma parte superior, a abóbada craniana, e uma parte inferior, a base do crânio.

Lacrimal: localiza-se no terço médio da órbita, sendo este o menor e mais frágil osso da face.

O osso lacrimal, o menor e mais frágil osso da face, está situado na porção anterior da parede medial da órbita. Ele tem duas superfícies e quatro bordas.

O osso esterno é um osso formado por três partes, alongado e chato, que se situa na frente do tórax, ao centro do peito, e, juntamente com as costelas, protege o coração, os pulmões e alguns dos nossos principais vasos sanguíneos.

fêmur

A nossa coxa é formada pelo fêmur, que se destaca por ser o maior e também o osso mais forte do corpo humano. Esse osso corresponde a um terço do tamanho do indivíduo adulto. A patela é o osso que protege a parte anterior da articulação do joelho. A tíbia e fíbula formam os ossos da perna.

O osso mais forte do esqueleto humano fica no crânio. É a mandíbula, chamada também de maxilar inferior. Único osso móvel do crânio, ela consegue suportar grandes níveis de estresse e se movimentar sem parar por toda a vida.

Frontal, Parietais (2), Temporais (2), Occipital, Esfenoide e Etmoide. Suturas: Sutura sagital, sutura coronal, sutura lambdoide.

Os ossos do crânio fazem parte do esqueleto axial, conjunto de ossos que protege o sistema nervoso central. O neurocrânio é a parte do crânio que envolve o encéfalo e as meninges cranianas, sendo formado por 8 ossos: frontal, parietais (2), occipital, temporais (2), etmoide e esfenoide.

Os dois ossos parietais (direito e esquerdo), formam a maior parte do topo e dos lados do crânio. Têm quatro lados irregulares, com sua superfície externa convexa e a superfície interna côncava. Protegem o cérebro e é coberto pelo couro cabeludo.

O osso occipital se articula com 6 ossos, dois bilaterais (parietais e temporais) e dois ossos únicos (esfenoide e atlas). Ele é limitado superolateralmente pela sutura lambdoide, que o separa dos ossos parietais.

A maxila é uma estrutura vital do viscerocrânio. Está envolvida na formação da órbita, nariz e palato, sustenta os dentes superiores e desempenha um papel importante na mastigação e na comunicação.