Qual é o único órgão que não sente dor?

Perguntado por: ldomingues9 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 3 votos

Exatamente, além de extraordinário, o cérebro comanda todo o organismo humano, e não dói.

E como nosso cérebro reage a dor? A sensação de dor funciona como um sistema de alarme, informando-nos quando devemos evitar certas atividades ou quando devemos estar atentos a partes do corpo que possam ter sofrido danos.

Seus principais causadores estão na contração dos nervos ou vasos sanguíneos do crânio, alterações na atividade química cerebral e contração nos músculos da cabeça ou pescoço. Inclusive, a dor de cabeça primária pode ser desencadeada por uma combinação entre todos esses fatores.

Testa e pontas dos dedos são as partes do corpo mais sensíveis à dor.

A dor aguda possui uma função protetora para os humanos, dado que nos ensina a evitar lesões ao nosso corpo ou situações potencialmente danosas, protegendo a parte do corpo lesionada enquanto sara. A dor corporal é uma ocorrência comum e pode, por vezes, afetar as nossas rotinas diárias.

Neuralgia do trigêmeo é uma doença milenar que acomete indivíduos de ambos os sexos e tem predomínio em pessoas acima dos 50 anos.

Dizer que o coração não dói é um mito que erradamente é repetido. O coração dói e qualquer queixa de dor súbita pode ser um sinal de enfarte do miocárdio. O enfarte agudo do miocárdio (vulgarmente conhecido como "ataque cardíaco") é uma verdadeira emergência médica.

Os Tipos mais Comuns de Dor

  • Dor nociceptiva: normalmente, resultado de lesão do tecido. ...
  • Dor inflamatória: uma inflamação anormal causada por uma resposta inadequada do sistema imunológico do corpo. ...
  • Dor neuropática: dor causada por irritação do nervo. ...
  • Dor funcional: sem origem óbvia, mas com quadros de dor.

5 métodos para controlar a dor com a mente

  1. Alternativa mais saudável. ...
  2. 1 - Atenção plena. ...
  3. 2 - A respiração profunda. ...
  4. 3 - Meditação e visualização. ...
  5. 4 - Concentração e positividade. ...
  6. 5 - Gerar a resposta de relaxamento.

Gritamos por diversos motivos, quando não somos ouvidos, ao levarmos um susto, ou mesmo quando nos sentimos agredidos. Independente do motivo que esteja por trás da ação, a raiva está alimentando o comportamento na tentativa de nos proteger da dor.

A mente depressiva funciona de uma forma apática, como se estivesse “sem vontade de funcionar”. Isso acontece por conta de um desequiíbrio de serotonina no cérebro, um neurotransmissor ligado ao nosso humor e bem-estar.

Estes sintomas ocorrem porque o consumo diário de cafeína tem influência na velocidade do fluxo sanguíneo do cérebro. Quando não há ingestão de café, esse fluxo aumenta, desencadeando dores de cabeça.

Ibuprofeno
Ele normalmente age de forma mais rápida e intensa na dor, quando comparado ao dipirona. Não é necessária prescrição médica, porém há casos de contraindicação: para gestantes, lactantes, menores de 6 meses e pessoas com problemas gastrointestinais.

Crises de dor de cabeça são comuns em ansiosos pelo fato de o cérebro interpretar o momento de tensão como se fosse uma lesão física. Com isso, ocorre o aumento do ritmo cardíaco e do fluxo de sangue. Essas alterações explicam o surgimento do sintoma, que pode vir acompanhando de enjoo e náuseas.

Numa escala analógica de dor, de “0” a “10”, o “0” toma-se como ausência de dor e o “10” seria a dor máxima. Tomemos como exemplo a dor máxima “10”, dor insuportável, permanente e que necessita de medicação contínua. A dor máxima para uns pode ser apenas “9”, mas para outros pode ser “8”.

As 5 piores dores do mundo

  • Neuralgia do trigêmeo. A neuralgia do trigêmeo é uma condição de dor crônica que afeta o nervo trigêmeo do rosto. ...
  • Endometriose. ...
  • Fratura óssea. ...
  • Ciática. ...
  • Pedras nos rins.

Neuralgia do trigêmeo
Ela é considerada a pior dor do mundo, por alguns médicos. No paciente, causa a sensação de levar choques e facadas no rosto.