Qual é o único metal que se encontra no estado líquido?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 5 votos

O mercúrio

O mercúrio é um metal branco-prateado de elevada densidade, sendo o único elemento metálico no estado líquido, em temperatura ambiente.

O mercúrio é o único metal líquido á temperatura ambiente porque seu ponto de fusão é muito baixo: menos 38 graus centígrados. Isso quer dizer que somente abaixo dessa temperatura ele é sólido, se não estiver combinado com outros elementos.

O mercúrio (Hg) é o único metal encontrado na forma líquida em condições de temperatura e pressão normais, formando vapores incolores e inodoros. Além disso, o mercúrio ocorre no meio ambiente associado a outros elementos químicos, formando compostos inorgânicos ou sais.

Metal: 5 tipos presentes em objetos de uso cotidiano

  1. Ferro. Vários utensílios domésticos são confeccionados em ferro, como facas de corte e panelas. ...
  2. Aço. ...
  3. Alumínio. ...
  4. Cobre. ...
  5. Metais pesados.

Liquid Metal, ou metal líquido, é o nome de uma tecnologia utilizada para resfriamento de chips e processadores em geral. É justamente o que o nome diz – um metal líquido. Contudo, a tecnologia não é tão comum, por ser extremamente condutora de calor e, principalmente, eletricidade.

O mercúrio é relativamente incomum na crosta terrestre e a sua liberação ocorre por processos naturais (erosão e atividade vulcânica) e mineração. As atividades antropogênicas são as principais fontes de contaminação do ambiente. Uma vez liberado, o mercúrio permanece no ambiente, onde assume diversas formas químicas.

O que muita gente não sabe, no entanto, é que o contato desse elemento metálico com o organismo pode causar lesão ao sistema nervoso.

O mercúrio é um metal tóxico, mesmo estando presente no meio em pequena quantidade, ele pode evaporar. Como ele possui uma elevada pressão de vapor (0,00112 mmHg a 20ºC), pode, então, ser absorvido pelo organismo humano através das vias respiratórias.

O mercúrio

Hg – O mercúrio é o único metal líquido a 20ºC.

Estado físico: metais são sólidos em temperatura ambiente, exceto o mercúrio, que é líquido, e o gálio, que pode ser tornar líquido em torno de 30 °C.

Em geral, águas vindas de poços artesianos ou minas são ricas em metais como o manganês, cobre e ferro. Mas existem outros modos de a água da sua piscina sofrer esse tipo de “contaminação”. Uma delas é a entrada de metais oxidados na piscina, muito comum quando banhistas perdem bijuterias ou grampos na água.

Como o mercúrio é obtido da natureza? Bastante raro, porém com extração e purificação simples, o mercúrio ocorre na forma mineral, sendo o cinábrio o mineral mais abundante, principalmente no leste europeu, na Espanha, México e Argélia.

A inalação ou ingestão de grandes quantidades de mercúrio, no entanto, pode resultar em sérias consequências neurológicas. Os sintomas podem incluir tremores, insônia, perda de memória, dores de cabeça, fraqueza muscular e — em casos extremos — morte.

O mercúrio é o único metal líquido em temperatura ambiente. Ele possui coloração branco-prateada, tem alta densidade e se destaca por sua elevada toxicidade. O mercúrio é líquido em temperatura ambiente.

Principais Aplicações do Mercúrio
Medicina: Esfigmomanômetros, termômetros, amálgamas dentárias e conservantes de vacinas (timerosal).

tungstênio

Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra. Curiosamente, a maior parte da civilização viveu sem qualquer uso prático do metal.

ósmio

O ósmio é um metal de coloração branco-azulada considerado o mais denso de todos os metais da Tabela Periódica. O ósmio é o mais pesado dos metais. O ósmio, número atômico 76, é um metal de coloração branco-azulada pertencente ao grupo 8 da Tabela Periódica.

Metais: Os metais constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, representando dois terços deles, o que resulta em um total de 87. Alguns exemplos são a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.

A mistura especial de metais como o estanho, gálio e índio forma uma condutividade térmica muito elevada e de excelente estabilidade a longo prazo. É recomendado para aplicações que requerem alta condutividade térmica à temperatura ambiente - por exemplo. Entre um microprocessador de PC e dissipador de calor.