Qual é o único brasileiro à receber à Medalha Fields?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Até hoje, Artur Ávila é o único brasileiro da história a ganhar a medalha, conquista registrada em 2014. Atualmente, ele divide seu tempo entre a Escola Técnica Federal de Zurique, na Suíça, e o Impa, onde fez toda a sua formação.

Artur Avila se tornou conhecido entre pesquisadores por sua capacidade de resolver operações matemáticas de grande complexidade, o que lhe valeu a Medalha Fields, o Nobel da Matemática, a primeira para a América Latina e maior prêmio já conquistado por um cientista brasileiro.

O pesquisador extraordinário do IMPA e vencedor da Medalha Fields em 2014, Artur Avila, foi escolhido pela revista Veja Rio como uma das 30 personalidades que fizeram história no Rio de Janeiro, para celebrar os 30 anos da revista.

Até hoje, Artur Ávila é o único brasileiro da história a ganhar a medalha, conquista registrada em 2014.

O Brasil conquistou sete medalhas de ouro com os seguintes atletas e esportes: Atletismo - Thiago Braz (Salto com vara); Boxe - Robson Conceição (Categoria até 60 Kg); Judô - Rafaela Silva (Categoria até 57 Kg); Vela - Martine Grael e Kahena Kunze (Classe 49er FX); Vôlei de praia - Alison e Bruno Schmidt; Vôlei ...

Avila foi premiado “por suas profundas contribuições à teoria dos sistemas dinâmicos, que mudaram as feições do campo”. O site da piauí trará notas e vídeos sobre Avila feitos por João Moreira Salles, editor da revista, que acompanhou a cerimônia em Seul.

Nobel deixou a maior parte da sua herança a uma fundação que premiasse, anualmente, quem se distinguisse nas áreas pelas quais se interessava: Física, Química, Medicina, Literatura e Paz. Portanto, talvez não haja Prémio Nobel para a Matemática, simplesmente porque Nobel não tinha qualquer interesse por ela.

Esse estudo remonta aos primórdios da história, na Mesopotâmia e no Egito, mas alcançou novo patamar a partir do filósofo e matemático grego Tales de Mileto, o primeiro indivíduo na história a quem se atribuem descobertas matemáticas. Há dois teoremas com o nome de Tales na geometria, ambos sobre triângulos.

Colecionador de descobertas e de prêmios, Artur Avila, de 41 anos, estuda sistemas dinâmicos e teoria espectral. Seu objetivo é encontrar soluções para problemas nunca antes desvendados. Suas pesquisas lhe renderam, em 2014, a maior honraria de um matemático: a Medalha Fields, considerada a mais importante da área.

Avila ganhou projeção nacional em 2014 ao ganhar a medalha Fields, considerado o “Nobel” da área e concedida a apenas 56 matemáticos desde sua criação, em 1936. Ele é até agora o único latinoamericano a receber a premiação, e este é considerado o maior prêmio já recebido por um cientista brasileiro.

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

A conjectura postula que: (...) quando a frequência desses operadores é um número irracional, o espectro resultante forma um conjunto de Cantor fractal.

A primeira medalha Olímpica obtida pelo Brasil foi a de prata, em 2 de agosto, com Afrânio da Costa - natural de Macaé (RJ) - na pistola livre (50m).

Torben Grael e Robert Scheidt são os recordistas de medalhas olímpicas no esporte brasileiro, com cinco cada. Serginho do vôlei, e Gustavo Borges, da natação, estão logo atrás, com quatro.

O prêmio também oferece uma quantia em dinheiro, que desde 2006 tem sido de 15 mil dólares canadenses.

Especialista em uma área denominada sistemas dinâmicos, cujo objetivo é desenvolver uma teoria capaz de prever a evolução a longo prazo de fenômenos naturais e humanos, o carioca Artur Ávila recebeu em 13 de agosto deste ano a Medalha Fields, o maior prêmio internacional da matemática.