Qual é o único astro que o ser humano conhece além da Terra?

Perguntado por: ufigueiroa . Última atualização: 1 de maio de 2023
4 / 5 15 votos

Explicação: Astros são corpos celestes como estrelas, planetas, satélites, asteroides, cometas etc. Sendo assim, o único astro que o ser humano conhece além da terra é a Lua.

A Terra, planeta que vivemos é um pequeno ponto girando nessa imensidão que é o Universo. A Terra faz parte do sistema solar. O Sistema solar é formado pelo Sol e oito planetas, são eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Além dos planetas e das estrelas, há outros corpos celestes, sendo eles os asteroides, cometas, meteoroides e satélites naturais. O Sistema Solar é formado por um conjunto de oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Nesta terça-feira (22), a Nasa alcançou um marco expressivo ao ultrapassar a contagem de mais de 5.000 exoplanetas descobertos pelos telescópios da agência espacial norte-americana. Segundo a Nasa, a jornada de 30 anos ampliou o conhecimento do universo, até então restrito aos planetas do sistema solar.

Urano, o sétimo planeta do nosso sistema solar, só foi visitado uma vez durante um sobrevoo realizado pela sonda Voyager 2 em 1986. Agora os cientistas querem voltar para estudar o planeta e suas luas em detalhe.

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra. Sua localização aparente está na constelação de Cão Maior.

NOSSO SISTEMA SOLAR: SOL; O ASTRO REI! O SISTEMA SOLAR É CONSTITUÍDO PELO SOL E POR UM CONJUNTO DE OBJETOS ASTRONÔMICOS QUE SE LIGAM AO SOL ATRAVÉS DA GRAVIDADE.

Matusalém

Enquanto isso, as estimativas da idade de HD 140283, a estrela conhecida como Matusalém, provocaram controvérsia. As primeiras estimativas de observações feitas em 2000 deram a ela 16 bilhões de anos de idade, de acordo com a NASA. Isso a tornaria mais antiga que o Universo, que tem cerca de 13,8 bilhões de anos.

- Estrelas: são astros que possuem luz própria, formadas por gases (hélio e hidrogênio). O sol é uma estrela, considerada uma estrela de tamanho pequeno no universo, pois existem estrelas até mil vezes maior que ele, e também estrelas menores que são chamadas de estrelas anã.

O Sol é a presença central, a fonte da energia que permite a existência de seres vivos em nosso planeta, mas a Lua também desempenha um papel fundamental.

A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa.

Com base na Teoria da Relatividade, os cientistas bolaram uma fórmula para estudar os limites do Cosmos. Depois de milhões de cálculos malucos, a conclusão foi a seguinte: se a densidade do Universo for menor do que 0,00188 g/cm3, ele é infinito.

Plutão orbita a, aproximadamente, 5,9 bilhões de quilômetros do Sol e, por conta disso, sua temperatura fica em torno de -232°C, o que significa que não seria um planeta habitável, segundo a Nasa.

Estima-se que a nossa galáxia, a Via Láctea, possui de 200 a 400 bilhões de estrelas. As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

Por outras vezes chamado de “mundo da água”, o TOI-1452b já é considerado um dos alvos principais para a caracterização atmosférica futura com o James Webb Space Telescope (JWST) e para análise através de espectroscopia de transmissão.

Para sua surpresa, os cientistas descobriram ecossistemas vibrantes em volta dos respiradouros, repletos de organismos marinhos, como o peixe-caracol transparente e anfípodes — crustáceos que se parecem com pulgas — que nunca haviam sido vistos antes.

Os astrônomos já haviam descoberto três planetas no mesmo sistema, chamados TOI 700 “b”, “c” e “d” – este último, a exemplo do “TOI 700e”, também está localizado na zona habitável. Ele foi descoberto em 2020 e tem aproximadamente o tamanho da Terra.

Vênus é um gêmeo infernal da Terra. Se um humano pudesse pisar na sua superfície, veria tudo de cor alaranjada, o céu muito baixo e nublado, e morreria instantaneamente, pois a pressão ali é equivalente à que existe 1.600 metros sob o nível do mar. Sua composição é rochosa, e seu tamanho é quase idêntico ao da Terra.

Sua chegada à órbita do planeta está prevista para 2031, a uma distância de 628 milhões de quilômetros da Terra. No entanto, a viagem será longa e sinuosa, à medida que a sonda não tem energia suficiente para chegar a Júpiter em uma trajetória direta.

Sirius

Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno
Sirius é uma estrela do tipo A — ou seja, é muito mais quente que o Sol e tem temperatura superficial de aproximadamente 9.400 ºC, enquanto a do Sol fica em cerca de 5.500 ºC. Ela tem pouco mais de duas massas solares e emite 26 vezes mais energia do que nosso astro.

Sirius

Sirius, da constelação de Cão Maior, é a estrela mais brilhante do céu noturno visível a olho nu. O nome do astro vem do grego “seirios”, que significa “brilhante”. A estrela Sirius é também uma das mais próximas da Terra, situada a apenas 8,6 anos-luz.