Qual é o tubarão mais perigoso do Brasil?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Tubarão Mako

É muito difícil de ver junto da costa, mas é um dos tubarões mais capturados na costa catarinense pela frota pesqueira”, contou. Já o Tubarão Mako, que segundo o especialista é considerado por muitos como o mais perigoso e mais agressivo de todos, também é mais rápido e oceânico.

Distribuição. Os tubarões-limão são encontrados de Nova Jérsei ao sul do Brasil, no oeste tropical do Oceano Atlântico. Também vivem na costa oeste da África, no sudeste do Atlântico.

tubarão-branco

O tubarão-branco é o tubarão mais conhecido e também o mais temido.

Um tubarão branco gigante tem tamanho máximo estimado de 6 metros, vive em mares temperados ao redor de todo o planeta e pode ser popularmente conhecido como “tubarão devorador de homens”, de acordo com o site Arquivo Internacional de Ataque de Tubarão (International Shark Attack File ou na sigla Isaf), do Museu de ...

"O tubarão-lixa é uma espécie que apresenta um comportamento mais tranquilo, observado muitas vezes em repouso durante o dia, em tocas ou locais protegidos.

tubarão baleia

O tubarão baleia é conhecido tanto por ser o maior e mais pesado peixe vivo, quanto por ser um dos animais mais dóceis que existem no mundo. Possui dentes extremamente pequenos e viaja grandes distâncias por quase todos os oceanos, filtrando pequenos seres conhecidos como plâncton.

Tubarões menores, ou filhotes, são predados por vários animais (peixes maiores, polvos etc.). Agora, os tubarões grandes, como o branco, que eu saiba ou tenha visto, só são predados pelas orcas, as baleias assassinas!

Habitam as águas costeiras e oceânicas, desde a superfície ao fundo em quase todos os oceanos e mares. Podem viver até 80 anos. No Brasil existem cerca de 80 espécies, dentre eles o tubarão branco, um dos mais raros.

O litoral do Recife é o ponto que mais sofre de ataques de tubarão em toda a América do Sul. Uma das praias mais perigosas é também uma das mais frequentadas: trata-se da praia de Boa Viagem, onde diversos cartazes indicam aos turistas a presença destes animais.

Em agosto de 2022, o empresário goiano Antônio Pedro, de 26 anos, conquistou um recorde na pesca esportiva. Ele pescou uma pirarara – bagre nativo das bacias do Rio Amazonas, Tocantins e Araguaia -, também conhecido como “tubarão de água doce”, de mais de 1,4 metro e cerca de 70 quilos, no Rio Xingu, no Mato Grosso.

Por que acontecem tantos ataques? De acordo com a pesquisadora, a topografia do litoral pernambucano, especialmente no trecho entre a Praia do Pina, na Zona Sul do Recife, e a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, favorece a presença dos tubarões na costa, perto da faixa de areia.

tubarão-martelo

Assim, apesar do tamanho de algumas espécies, o tubarão-martelo não é uma ameaça à espécie humana. Na verdade, eles são conhecidos por seu comportamento gentil e inquisitivo, cuja presença pode tornar qualquer experiência de mergulho algo único.

O tubarão-branco, também chamado de grande branco, tem a fama de ser o mais feroz e agressivo de todos os tubarões, característico por atacar quem encontra pela frente e acompanhar navios oceanos afora, o que o tornaria um flagelo nos naufrágios.

Os tubarões-brancos não são caçadores implacáveis (aliás, os seus ataques são cautelosos), nem sempre são solitários e podem ser mais inteligentes do que os especialistas pensavam.

Conhecido internacionalmente como Dwarf Lantern Shark (Etmopterus perryi) esse é o menor tubarão do mundo. Chegando a no máximo 20 centímetros de comprimento, essa espécie habita águas profundas na Colômbia e na costa da Venezuela. A descoberta é tão recente que o animal ainda não possui um nome em português.

Os tubarões podem ser atraídos por sangue, então as pessoas devem evitar nadar caso possuam feridas abertas.

Em uma investigação, descobriram uma espécie da família do tubarão-martelo, o tubarão-de-pala, que tem alimentação vegetariana, ingerindo apenas ervas marinhas. Tubarões são conhecidos como temíveis animais carnívoros, sendo geneticamente “construídos” para caçar presas, com dentes afiados e sentidos apurados.

Do que um tubarão branco teria medo, afinal de contas? Pois um novo estudo resolveu responder essa pergunta, e descobriu que há sim um animal de quem até mesmo os tubarões brancos têm medo: as orcas.

Tartaruga-aligator. Poucas pessoas poderiam imaginar que uma tartaruga estaria na lista dos animais com grandes mandíbulas. Porém, este animal pode arrancar um dedo de uma pessoa com bastante facilidade. E não é à toa: a mordida da tartaruga-aligator é mais forte que a do tubarão branco.

Tubarão-Nervoso Carcharhinus cautus.