Qual é o tripé do desenvolvimento?

Perguntado por: otavares . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 5 votos

Esse conceito se baseia nos seguintes pilares — social, ambiental e econômico — a partir dos quais as empresas devem mensurar seus resultados.

Como dito anteriormente, o tripé da sustentabilidade possui três pilares: ambiental, social e econômico. De acordo com a sua premissa, os resultados de uma organização devem ser medidos de uma maneira ampla, considerando os aspectos ambientais, sociais e econômicos.

O conceito funciona exatamente como o nome diz, como um tripé. Esse tripé possui 3 pilares: social, ambiental e econômico. São nesses 3 pilares que uma empresa deve se basear ao medir seus resultados. Esses pilares também são conhecidos como 3 Ps: People, Planet and Profit (Pessoas, Planeta e Lucros).

Os princípios do desenvolvimento sustentável são, o social, o ambiental e o econômico. São 3 pilares muito importantes a se ter em mente para entender de uma vez por todas o desenvolvimento sustentável, de uma maneira mais clara e organizada.

Os quatro pilares da educação são formados por: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser.

Os 7 Pilares da Sustentabilidade | Sementes Mutuca

  • Economicamente viável;
  • Ambientalmente seguro;
  • Socialmente justo;

Os 5 P's da Sustentabilidade – Movimento Nacional ODS. Em setembro de 2015, os países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias.

As 4 categorias do desenvolvimento sustentável

  • sustentabilidade econômica.
  • sociopolítica.
  • ambiental.
  • cultural.

Ela envolve a aplicação de melhores práticas para redução de desperdícios de matérias-primas e insumos, além de promover a utilização de ferramentas eficazes para minimizar os impactos negativos que o crescimento e o desenvolvimento da sociedade podem causar à natureza.

John Elkington

Em meados da década de 1990, buscando fazer “medições” de sustentabilidade, John Elkington criou uma nova estrutura para medir o desempenho das empresas e organizações. Essa estrutura é chamada de Triple Bottom Line (TBL), conhecida também como o Tripé da Sustentabilidade.

O tripé da sustentabilidade envolve três aspectos fundamentais da administração empresarial: Social, Ambiental e Financeiro.

2.2 Modelo Triple Botton Line
Esta gestão sustentável tem como objetivo reduzir os impactos ambientais, gerar riqueza, valor e atender aos anseios sociais que compõem o TBL (Triple Bottom Line) ou o tripé da sustentabilidade - social, ambiental e econômico (BARBIERI et al., 2010).

O Protocolo Verde é um protocolo de intenções celebrado por instituições financeiras públicas e pelo Ministério do Meio Ambiente em 1995 e revisado em 2008.

A teoria de Piaget considera que o desenvolvimento infantil consiste em quatro fases no que diz respeito à cognição: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Os três princípios básicos da lógica. Um raciocínio precisa estar alinhado com três princípios básicos para que possa ser considerado lógico. Esses princípios são: princípio da identidade, princípio da não contradição e princípio do terceiro excluído.

As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.

O conceito deda educação é firmado em quatro Pilares são eles: pilares que são: aprender a conhecer aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Estes são itens fundamentais para a transmissão da informação e da comunicação adaptada à sociedade.

O primeiro pilar da educação, aprender a conhecer, diz respeito à compreensão e ao domínio de instrumentos do conhecimento, indo além da mera absorção de um conjunto amplo de saberes. Esse pilar promove a autonomia do aluno, permitindo que ele assuma uma postura crítica e atenta durante todo o processo de aprendizado.

Os três pilares do ESG, como o próprio nome já diz, são os fatores ambientais, sociais e de governança. Essas são as três características onde as empresas são avaliadas, a fim de obter o seu desempenho em relação às práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável.