Qual é o travesseiro ideal para recém-nascido?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Nos primeiros meses de vida não é necessário colocar travesseiro no berço para o recém-nascido. O ideal é que ele durma em uma superfície firme, plana e macia, para melhor acomodação da coluna. Quando o bebê atingir seus seis meses de vida, ele já pode ter seu travesseirinho, daqueles pequenos e finos.

O travesseiro é fundamental, já que ajuda o bebê a ficar na posição certa na hora de dormir. Bom, nos primeiro meses de vida, o travesseiro do bebê deve ser macio e não ultrapassar os 3 cm de altura, tá?

Se o seu bebê está naquela fase de sono agitado (e você de virar noites em claro!), nada melhor do que preparar um travesseiro aromático de camomila.
...
Materiais:

  1. Dois quadrados de cerca de 15 cm de tecido para costurar.
  2. Flores secas de camomila.
  3. Linha e agulha.

Em geral, os travesseiros anti-refluxo são encontrados em todas as lojas especializadas em bebês e devem ser usados por cima do colchão e embaixo do lençol, para ficarem fixos e não se deslocarem enquanto o bebê dorme.

Além disso, faz com que o pequeno não vire na cama, possibilitando muito mais segurança. O travesseiro anatômico para recém-nascidos possui um formato divertido e colorido. Após o crescimento da criança, você poderá usá-lo como item decorativo do quarto infantil e coloca-lo próximo aos bichinhos de pelúcia.

Posição correta
Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. De lado, a posição é muito instável e eles podem rolar ou ficar de barriga para baixo, o que pode ser perigoso. Em geral, bebês precisam dormir de barriga para cima até o primeiro ano de vida.

E os bebés, podem beber chá de camomila? A resposta é sim. Mas com alguns cuidados especiais. Habitualmente, os bebés podem beber infusões de ervas naturais a partir dos seis meses.

Como evitar a morte súbita em bebês

  1. Coloque o bebê para dormir na posição certa. ...
  2. Evite compartilhar a cama para evitar morte súbita em bebês. ...
  3. Garanta uma superfície firme para o bebê dormir. ...
  4. Deixe o berço “clean” ...
  5. Nada de superaquecer o bebê ...
  6. Morte súbita em bebês: bebê e cigarro não combinam.

Por ter uma inclinação adequada e ser um método externo muito importante no tratamento contra o refluxo, a maioria dos médicos recomenda a utilização desse travesseiro em substituição à medicação habitual, principalmente no caso de bebês.

São fininhos e bem confortáveis e podem ser pelos recém-nascidos. O ideal é que o travesseiro seja colocado por cima do colchão do berço, porém, por baixo do lençol para ficar bem preso e evitar que ele se desloque.

Travesseiro anti-refluxo com elevação, permite que o bebê não regurgite após amamentação/alimentação, evitando o refluxo. Com o rolinho segura bebê acoplado, evita que o bebê role, garantindo maior segurança. Os rolinhos são ajustáveis ao tamanho da criança, podendo ser retirado.

Almofadas de amamentação são úteis se o bebê estiver acordado, mas nunca devem ser usadas para fazê-lo dormir, seja no berço ou na cama dos pais.

3 – Após a amamentação: para evitar o famoso refluxo após a amamentação, a dica aqui é deixar o neném deitadinho em cima da almofada, como se fosse um ninho de passarinho. Assim, ele fica deitado de forma inclinada, o que ajuda na digestão!

Apesar de não ser recomendada para o sono do bebê, a almofada pode ser usada até antes do parto. Isso porque a mãe acaba ficando muito desconfortável para dormir durante a gravidez. Com o peso da barriga, as posições para dormir mais comuns podem acabar causando dor na coluna ou dor nos quadris.

Invista em trocar a posição do bebê mais vezes por dia, deixe-o brincando de bruços (com a barriga para baixo) e estimule-o com brinquedos coloridos ou música para que se vire para o lado que não costuma ficar, proporcionando assim um maior número de tempo em outras posições e contribuindo para o desenvolvimento ...

Também chamada de morte do berço, por definição, a SMSI é a morte repentina de uma criança com menos de 12 meses sem causa aparente. Mesmo após investigação do caso, não se encontra quadro clínico de doença ou possíveis causas para explicar o óbito.

“Nesses casos, se for um bebê, é preciso colocá-lo de barriga para baixo, apoiado no braço e, este por sua vez, na perna. Se for líquido, essa posição já ajuda. Se foi obstrução por sólido, é preciso dar empurrões nas costas, com uma força dosada para o tamanho da criança”.

O bebé deve tomar banho todos os dias e a hora ideal para o fazer é ao final do dia. Isto porque o banho tem normalmente um efeito calmante e é a altura do dia em que é mais provável estarem presentes a mãe e o pai. Se, pelo contrário, o banho tem um efeito excitante no seu bebé, prefira fazê-lo durante a manhã.

A partir do momento que ela começar a ficar mais horas acordada, à noite, coloque-a no berço sempre no mesmo horário. O quarto deve estar escuro, ou apenas com a luz do abajur, e silencioso. Fique ao lado dela, cante uma música e dê um beijo de boa noite.