Qual é o tratamento para cisto no rim?

Perguntado por: rsouzas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Em geral, cistos renais simples que não causam sintomas não precisam de tratamento, apenas acompanhamento. Cistos grandes ou que causam dor podem ser drenados através de cirurgia ou punção. Já os cistos renais complexos malignos precisam ser retirados cirurgicamente com urgência.

Suco de limão, laranja e melão
Os sucos de limão, laranja e melão contêm ácido cítrico. Essa substância ajuda a prevenir a formação de cálculos renais, pois liga-se ao cálcio da urina. Isso inibe o crescimento de cristais de cálcio, o que pode levar a cálculos renais.

Os cistos podem ter causa genética, podem ser causados por entupimento de um dos canais dos rins que filtram o sangue e produzem a urina, ou ainda por causa indeterminada. Na maior parte das vezes eles não apresentam sintomas, porém os cistos maiores podem causar dor lombar e sangramento microscópico na urina.

Entre os sintomas possíveis estão à dor nas costas e abdômen, febre, aparecimento de sangue na urina e dependendo dos casos, pressão alta. É preciso deixar claro que o cisto renal simples não vira câncer, embora algumas vezes seja confundido com um tumor. Em raros casos, os cistos podem conter tumores em seu interior.

Quando, devido a um tamanho maior e localização, podem comprimir estruturas locais e gerar sintomas, mais comumente dor lombar. A cirurgia também está indicada em casos de cistos complexos que possam apresentar aspectos de tumor, os quais aumentam a chance de ser um câncer “camuflado” por um cisto.

Pessoas que sofrem de doenças do rim mais severas, como insuficiência renal crônica, devem ainda controlar a ingestão de proteínas, presentes, por exemplo, nas carnes, nos ovos e nos derivados de leite.

Entre eles está o chá de Quebra-Pedra, um dos mais famosos entre as bebidas terapêuticas para tratar doenças renais; mas, além dele, temos a Cana-do-Brejo, a Alfavaca, a Acariçoba e a Mil Folhas. LEIA TAMBÉM: Chá para dor de garganta: conheça 7 chás para ajudar a curar esse mal.

Laranja e limão
O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção.

Não há indicação de tratamento para pacientes assintomáticos com cistos simples. Caso o cisto seja muito grande e esteja causando dor, podemos drená-lo cirurgicamente ou através de uma punção guiada por Ultrassom.

Geralmente, não há indicação para tratar cistos renais. O seu aparecimento faz parte do processo natural de envelhecimento e não costumam causar nenhum sintoma ou complicação. Nos casos em que o cisto é muito grande e causa dor, geralmente acima dos 5-10 cm, pode-se aspirá-lo ou retirá-lo por cirurgia.

Além disso, as queixas dos pacientes, quando existem, são inespecíficas e no exame físico os cistos renais geralmente não têm tamanho para serem palpáveis. Por este motivo, o recurso ideal para o diagnóstico dos cistos renais é a ultrassonografia abdominal e renal.

Embora seja uma preocupação comum entre pacientes e familiares, essa afirmação é, em sua maior parte, equivocada. A verdade é que o cisto no rim pode levar à formação de tumores, mas não é tão frequente.

Geralmente medem entre 3 cm a 6 cm e desaparecem espontaneamente, pois estão relacionados ao ciclo menstrual. Normalmente, não causam sintomas, a não ser quando maiores que 6 cm, já que nessa situação podem se romper, causando dor abdominal.

As causas dos cistos podem ser genéticas, de infecções, inflamações ou obstruções dos tecidos do corpo. Os cistos podem aparecer em qualquer lugar do corpo, os mais comuns são: Cisto no ovário. Cisto de Naboth (no colo do útero)

4 plantas medicinais para aliviar a dor nos rins

  • 1.1 Quebra-pedra.
  • 1.2 Chá de Java.
  • 1.3 Cominho preto.
  • 1.4 Chá verde.

A presença de cistos nos rins pode ser mais comum do que se imagina. Estima-se que entre 30% e 50% das pessoas acima de 50 anos apresentem o problema sem saber, afinal, a variação da incidência se deve ao fato de não haver estudos recentes e pontuais sobre essa condição.

Os cistos de rim são lesões muito comuns, podendo ser encontrados em até 1/3 da população acima de 50 anos de idade. São mais comuns em homens do que em mulheres e 70% deles são cistos renais simples. Dessa forma, não é necessário acompanhamento ou tratamento.

Brócolis, dente-de-leão e maçã-verde

  • 3 folhas de dente-de-leão.
  • Meia maçã verde.
  • 2 talos de salsão.
  • Meio limão descascado.
  • 1 talo de brócolis.

Pessoas que sofrem de doenças do rim mais severas, como insuficiência renal crônica, devem ainda controlar a ingestão de proteínas, presentes, por exemplo, nas carnes, nos ovos e nos derivados de leite.

Consuma de 4 a 5 porções de leite ou seus derivados
É lógico que o excesso de cálcio também não é bom, portanto evite tomar suplementos de cálcio sem necessidade.

Embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outros ultraprocessados são alimentos ricos em sódio e figuram entre os alimentos que prejudicam os nossos rins de forma mais severa.