Qual é o tratamento específico da doença de Chagas?

Perguntado por: vcaetano3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

O remédio, chamado benznidazol, é fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde, e deve ser utilizado em pessoas que tenham a doença aguda assim que ela for identificada. O tratamento tem duração de 60 dias. Para os portadores da doença crônica a indicação desse medicamento deve ser avaliada caso a caso.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, todos os indivíduos infectados pelo T. cruzi devem ser tratados com nifurtimox ou benzonidazol, independentemente da situação clínica ou da fase da doença, embora as taxas de cura na fase crônica possam ser tão baixas quanto 8%.

O tratamento etiológico para a doença de Chagas está restrito a duas drogras nitroheterocíclicas introduzidas nos anos 60-70: benznidazol (Bz, LAFEPE e Abarax/ELEA) e nifurtimox (Nif, LAMPIT/Bayer) (Fig. 1).

A doença de Chagas tem cura. Quanto mais precoce for o diagnóstico e o quanto antes for iniciado o tratamento, maiores as chances. Quanto maior o tempo de infecção, menores as chances de cura e mais difícil será a demonstração da efetividade do tratamento, pois mesmo estando curado, você continuará gerando anticorpos.

Cerca de 30% das pessoas com doença de Chagas crônica desenvolvem danos ao coração que podem levar à morte, como arritmia e insuficiência cardíaca. Sem tratamento específico para combater o problema, estes pacientes são medicados com drogas usadas para outras doenças do coração.

Caindo na circulação, o Trypanosoma cruzi afeta os gânglios, o fígado e o baço. Depois se localiza no coração, intestino e esôfago.

A doença de Chagas tem duas fases clínicas: Fase aguda: Dura de 2 a 8 semanas após a infecção. Às vezes pode causar sintomas graves ou a morte, especialmente em bebês.

Esôfago e intestino dilatados podem parar de funcionar, causando represamento dos alimentos no caso do esôfago ou constipação intestinal, podendo gerar outras complicações, como perfurações desses órgãos. No coração, o parasita causa insuficiência cardíaca e arritmias.

Apresenta uma fase aguda (doença de Chagas aguda – DCA) que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada (assintomática), cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.

Até hoje, não existem vacinas para prevenir a doença e os remédios tradicionalmente usados para combater o parasita na fase aguda da infecção, como o benzonidazol, conseguem apenas, retardar em 30% dos casos o progresso da doença antes que de chegue a sua etapa crônica.

O tratamento etiológico tem como objetivos prevenir lesões orgânicas ou sua evolução, diminuir a possibilidade de transmissão por T. cruzi, com possibilidade de cura dependendo da faixa etária e fase clínica da doença. É indicado para todos os casos em fase aguda e de reativação da doença.

Sintomas: Fase aguda: febre, mal estar, falta de apetite, edemas (inchaço) localizados na pálpebra ou em outras partes do corpo, aumento do baço e do fígado e distúrbios cardíacos. Em crianças, o quadro pode se agravar e levar à morte.

Na fase aguda, os sintomas duram de três a oito semanas. Na crônica, os sintomas estão relacionados a distúrbios no coração e/ou no esôfago e no intestino. Cerca de 70% dos portadores permanece de duas a três décadas na chamada forma assintomática ou indeterminada da doença.

Quando os parasitos entram pela cavidade oral, a doença é muito mais grave. É uma resposta tão diferente que nos levou a pensar sobre 'uma nova forma de uma doença antiga', como sugerimos no título do trabalho”, diz a coordenadora do estudo, Juliana de Meis, pesquisadora do Laboratório de Pesquisa sobre o Timo do IOC.

As formas digestivas da moléstia de Chagas também não impedem a realização da maior parte das atividades laborais, devendo ser corretamente diagnosticadas antes de proceder a exclusão preconceituosa do trabalhador do processo admissional.

O teste laboratorial mais utilizado para detectar a doença de Chagas, enfermidade causada pelo Trypanosoma cruzi, é o ELISA, que usa partes deste protozoário para a pesquisa de anticorpos específicos circulantes no sangue.

Atualmente, existem dois fármacos utilizados para o tratamento de Chagas, o nifurtimox e o benznidazol, bastante eficazes na forma aguda da doença.

Quando a doença atinge seu estágio avançado, o coração é afetado gravemente e, em muitos casos, é necessário realizar um transplante cardíaco.