Qual é o transtorno bipolar mais leve?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

É o quadro mais leve do transtorno bipolar, marcado por oscilações crônicas do humor, que podem ocorrer até no mesmo dia.

Assim, quando os episódios de mania e depressão se alternam, a doença é definida como transtorno bipolar primário ou do tipo 1. No entanto, quando há alternância entre hipomania e depressão, o transtorno é conhecido como bipolar secundário ou tipo 2.

Transtorno bipolar tipo I. Predomínio da mania ou hipomania em relação à depressão (é chamado de bipolar clássico). A idade de início é em média 18 anos, mas pode se iniciar em fases mais tardias da vida.

Evita-se pães, massas e demais fontes de carboidratos. A maior parte dos vegetais são permitidos na dieta cetogênica, mas é preciso retirar aqueles que são muito calóricos e proteicos. Não se deve ingerir batatas, mandioca, feijão, soja, lentilha, entre outras leguminosas.

O tratamento para transtorno bipolar costuma combinar medicamentos de uso contínuo (estabilizadores do humor, anticonvulsivantes e antipsicóticos atípicos), terapia e psicoeducação (para melhor entendimento da condição e necessárias adaptações no estilo de vida).

Identifique possíveis gatilhos - alguns fatores podem desencadear ou piorar os sintomas das crises bipolares. Por exemplo: estresse, mudanças na rotina, sono prejudicado, consumo de álcool. Procure observar se há uma situação específica que pareça preditora de uma crise e, se possível, ajude evitá-la.

A irritabilidade no transtorno bipolar
Nos episódios de polo maníaco, o humor frequentemente está elevado: alegre, despreocupado, otimista, e acompanhado de um aumento da autoestima que pode variar desde uma autoconfiança sem crítica até uma grandiosidade delirante.

Transtorno bipolar Tipo II
Há uma alternância entre os episódios de depressão e os de hipomania (estado mais leve de euforia, excitação, otimismo e, às vezes, de agressividade), sem prejuízo maior para o comportamento e as atividades do portador.

Através da análise de biomarcadores RNA, esse exame é capaz de apontar o quão severa é a depressão do paciente, o risco de desenvolver depressão severa no futuro e o risco de desenvolver distúrbio bipolar.

Exame de sangue permite diagnosticar esquizofrenia e bipolaridade.

Bipolaridade costuma ser confundido com quadros de depressão, devido à variação extrema de humor, para euforia ou extrema tristeza. Essa doença, que também pode ser chamada de doença maníaco-depressiva, pode acometer homens e mulheres e costuma surgir no início da idade adulta.

Mas o motivo principal pelo qual bipolares já diagnosticados surtam é: parar de tomar o remédio. Essa é uma infeliz rotina e acomete a maioria dos doentes. Uma vez que já sabemos que o indivíduo tem a doença, há chance para uma nova crise, e o grande desencadeante é o tratamento incorreto.

Depressão e transtorno bipolar só justificam aposentadoria integral caso paciente não responda ao tratamento. A depressão e o transtorno afetivo bipolar, apesar de serem consideradas doenças graves, não podem ser enquadradas como alienação mental. Baseada nesse entendimento, a 4ª Turma do Tribunal Regional…

Os brasileiros que sofrem Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) contarão com a linha completa de tratamento para a doença após a incorporação dos medicamentos Clozapina, Lamotrigina, Olanzapina, Quetiapina e Risperidona.

Evite discutir, pois esse debate pode desencadear uma crise na pessoa. Assim, evite dizer coisas que podem gerar irritação.