Qual é o traje forense?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

De acordo com normas internas, a entrada no Plenário requer o uso de traje social, sendo terno e gravata para homens, e vestidos de mangas e comprimento abaixo do joelho, tailleurs (saia abaixo do joelho e blazer), ou ternos (calça e blazer de manga comprida), para mulheres.

Lembrando que para ocasiões como audiências e reuniões, é aconselhável o terno e gravata, ou ao menos um traje formal. O que não usar: Não é muito aconselhável usar apenas roupas informais para o trabalho, como calça jeans, camiseta e tênis.

Ternos e camisas em cores discretas, sempre com gravata. Meia combinando com o sapato (por favor!). Não precisa usar roupas caras, mas ande alinhado, use roupas do seu tamanho e se não quiser errar, aposte na camisa branca (já vi advogados com camisas vermelha, amarela, verde, etc.).

Para os homens isto é mais simples, pois a indumentária formal clássica é o terno completo com a gravata. Entretanto, obviamente, em minha opinião, quem está de terno e gravata, mas com o colarinho aberto, não está vestido clássica e formalmente.

O que é Forense:
Forense é um termo relativo aos tribunais ou ao Direito. Na maior parte das vezes, o termo é de imediato relacionado com o desvendamento de crimes. Contudo, existem outras aplicações do termo, como se verifica na expressão "expediente forense", que designa o horário de funcionamento dos tribunais.

A vestimenta impõe austeridade e solenidade aos atos do Judiciário. Togas são vestes talares – “talar” vem do latim talus, que significa calcanhar -, vestimentas cujo comprimento vai até os calcanhares. É um traje que simboliza poder, dando especial representatividade a quem os usa.

É indicado aos homens que se vistam de terno, com calça social e gravata, se possível. Às mulheres, terninhos vão bem, ou, caso não tenham, é melhor apostar na discrição, com roupas de cor neutra e sem decotes extravagantes.

A média de salário mensal para advogados no mercado brasileiro é de R$ 4.500, mas varia bastante de região para região. Para advogados que possuem especialização, o teto salarial pode chegar a R$ 10.900, dependendo da experiência e área seguida.

Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene, é correto tratá-lo por “Excelência” ou por “Meritíssimo juiz”.

Audiência Judicial: 3 erros que você jamais pode cometer em uma audiência

  • Nunca faça perguntas impertinentes.
  • Roupas não condizentes.
  • Mandar para a audiência advogado que não conhece o processo.

Amarelo: esta cor geralmente é usada pelos intelectuais, estudiosos e pessoas que gostam de ocupar posições de autoridade e de controle. Ela estimula a receptividade e a atenção aos detalhes.

Tanto a imagem social quanto a imagem profissional são muito importantes para a vida do advogado. Essas duas imagens se relacionam, mutuamente se afetando, quer positiva ou negativamente.

O ideal é apostar em modelos de cores neutras, como preto, branco e outras variações discretas: cinza, bege, creme, marrom e azul-marinho. Esses tons são fáceis de unir em um mesmo look, por isso, trazem versatilidade para que você repita peças ao longo da semana.

Importante: Trajes: Homens: paletó e gravata; Mulheres: social. Na impossibilidade de comparecimento no horário indicado, entrar em contato com nosso Call Center (2155-3737) ou com a Comissão de Seleção e Inscrição (3244-2428/3244-2429), para consultar nova data.

A indumentária é conhecida como veste talar, pois deriva do latim talus, que significa calcanhar, referindo-se ao comprimento da roupa, que cobre a autoridade até os calcanhares. As cores da toga e da beca são carregadas de um simbolismo construído.

A toga dos magistrados e a beca dos membros do Ministério Público e dos advogados, devido ao seu simbolismo e responsabilidade, só deve ser usada quando no exercício solene de suas funções, principalmente nas sessões dos tribunais de justiça e do júri.

Mulheres de qualquer época, continente, etnia ou idade, usam brincos e outros enfeites.

A Faculdade de Perícia Criminal e Investigação Forense tem como público alvo pessoas que já atuam na área de segurança e visam um crescimento na carreira, assim como graduados em Biomedicina, Bioquímica, Ciências Biológicas, Direito, Farmácia, Medicina, Odontologia, Psicologia, e áreas afins.

A Investigação Forense e Perícia Criminal são o conjunto de procedimentos que se valem de métodos técnico-científicos para coletar e examinar dados e evidências, produzir laudos, os quais devem ser apresentadas em foro, ou seja, aos tribunais e à Justiça, com o objetivo de elucidar crimes.

Para se tornar profissional em perícia forense, é necessário ter um diploma de nível superior e obter aprovação em um concurso público. A graduação em si pode ser de diversos cursos, dependendo da área em que você quer trabalhar.