Qual é o total do valor de provisionamento?

Perguntado por: lpilar . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

O valor a ser provisionado é calculado na base de 1/12 da remuneração mensal dos empregados quando mensal, 3/12 quando trimestral ou n/12 quando anual. Quando os salários são reajustados, deverá ser complementada a provisão.

O provisionamento, de modo simples, é o cálculo de variações financeiras negativas, que podem ocorrer no futuro. Isto é, dívidas que precisarão ser pagas, como aquelas advindas de causas judiciais perdidas. Mas, para advogados e contadores, o provisionamento costuma ter pesos – e até significados – distintos.

É um valor que o banco informa estar separado na conta-corrente para o pagamento, ao fim do dia, de alguma obrigação que tem vencimento naquele dia.

O que é provisionamento? Provisionamento consiste em garantir que seja realizada uma reserva de dinheiro para que gastos previstos sejam honrados no futuro. Dessa forma, são gastos que estão relacionados a eventos de aumento no passivo (obrigações) ou de redução no ativo (bens e direitos) da empresa.

Se você deseja realizar um provisionamento, é importante seguir três condições fundamentais para que o procedimento funcione:

  1. precisa ser uma obrigação como resultado de um evento passado;
  2. deve existir uma saída de recursos para que a provisão seja liquidada;
  3. a estimativa do valor deve ser feita com confiabilidade.

São exemplos de provisões:

  • férias;
  • décimo terceiro;
  • encargos sociais;
  • dividendos;
  • gratificações e participações devidas aos empregados e administradores;
  • participações de partes beneficiárias e outros.

O que é provisionamento bancário? O provisionamento bancário é o processo pelo qual as instituições financeiras reservam fundos para cobrir possíveis perdas futuras em suas carteiras de empréstimos e investimentos.

O provisionamento bancário, na sua essência, é uma maneira de preparar a empresa para as obrigações financeiras futuras, particularmente as dívidas. Ainda que o nome pareça intimidador, o conceito é bem simples e direto.

Assim, podemos dizer que provisionar é uma tarefa importante para proteger as reservas financeiras e patrimoniais da organização, garantindo a estabilidade do negócio e a tomada de decisões assertivas e seguras, já que permite um vislumbre de quanto dinheiro será desembolsado.

Caso seja um saldo aprovisionado ilegalmente, o próximo passo é entrar em contato com o banco para negociar a devolução do seu dinheiro. Caso seu pedido não seja atendido, é recomendado recorrer à Justiça para garantir seus direitos. Entretanto, lembre-se que é necessário ter provas para comprovar seu caso.

Dividendos provisionados são aqueles os quais a empresa já comunicou que pagará, mas ainda não o fez, por isso ainda não foram depositados na conta do acionista. As empresas listadas em bolsa são obrigadas a comunicar todo tipo de fato relevante, incluído neles o pagamento de dividendos.

Em todo este contexto, é importante que você entenda o que são dividendos provisionados. Este termo define os dividendos que já foram definidos para pagamento, embora os investidores ainda não tenham recebido. Sendo assim, essa é a informação mais correta que o investidor tem sobre a real quantia que irá receber.

Basicamente, o saldo aprovisionado é quando um ou mais valores são debitados da sua conta bancária de forma planejada, podendo ser resultado de algum débito automático programado por você ou uma retenção do seu dinheiro pelo próprio banco.

Prover é similar ao termo fornecer, providenciar. Assim, a provisão de serviço consiste na providência, no fornecimento de um serviço. a criação de um ambiente para o cliente (por exemplo, em hotéis e restaurantes).

É igual a Remuneração dividida por 12, vezes a quantidade de avos até a competência selecionada. Nas três colunas seguintes demonstra os valores dos encargos de INSS , FGTS, e PIS calculados sobre os dados do mês.

Na folha de pagamento, além dos salários dos funcionários, constam também outros valores, tais como: férias, 13º salário, INSS e IRRF descontados dos salários, valor do desconto relativo ao vale-transporte e às refeições e ainda o valor do FGTS incidente sobre os salários.