Qual é o tipo de verbo?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Há três formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio. Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, anômalos, abundantes, defectivos e impessoais. São três as vozes verbais: a voz ativa, a voz passiva e a voz reflexiva.

Como identificar o que é um verbo? Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”.

Verbos de ação são aqueles que enunciam as ações relatadas no texto (cortar, lutar, transportar, pagar, extrair, morar, trazer, etc.). Vejamos um exemplo: MODERNA.

* Existem três tipos de verbos: os verbos plenos, os verbos auxiliares e os verbos semi-auxiliares. São os mais numerosos. Eles são constantemente seguidos de um advérbio ou de um ou mais complementos.

a) verbos principais: são aqueles que mantêm a sua significação. Exemplos: Vivo alegremente. Ela canta no coral da igreja.

Verbos regulares são todos os verbos que ao serem conjugados, não sofrem alterações em seu radical. Exemplo: O verbo falar (radical: fal-) pode ser conjugado em qualquer tempo e pessoa, sem que seu radical se modifique: falei, falassem, falariam.

orar (verbo) -

Verbos da 1. ª conjugação: verbos terminados em –ar, como: andar, falar, brincar, namorar, estudar, amar, gostar,… Verbos da 2. ª conjugação: verbos terminados em –er, como: comer, correr, ler, saber, esquecer, entender, vender,…

Distinguem-se, assim, dos verbos intransitivos e transitivos, na medida em que esses expressam uma ação praticada ou sofrida. Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.

Verbo é a classe de palavras que exprime um fato, localizando-o no tempo. Geralmente, exprime ideia de ação, estado ou fenômeno, mas também pode expressar outros tipos de fatos.

São exemplos de verbos de estado: ter, existir, coincidir, denotar, entre outros.

Um verbo de estado indica 'um ser', 'um estar', 'um permanecer' em relação ao sujeito. Esse tipo de verbo expressa o 'estado' em que o sujeito se encontra, pode atribuir-lhe uma 'qualidade' ou caracterizar-lhe um 'sentimento'.

Os verbos transitivos são aqueles que necessitam de complemento para constituir o predicado porque não têm sentido completo.

Há três elementos que encontramos na estrutura das formas verbais: o radical, a vogal temática e as desinências. O radical é o portador do "sentido", da "identidade" do verbo.

Lista de Verbos Irregulares

  • Da primeira conjugação: averiguar, dar, estar, passear.
  • Da segunda conjugação: caber, crer, fazer, ler, poder, pôr, querer, saber.
  • Da terceira conjugação: agredir, cobrir, ir, medir, pedir, polir, rir, sair.

Verbo regular é aquele que não apresenta em sua conjugação nenhuma mudança no radical. Verbo irregular é aquele que, em sua conjugação, apresenta alteração no radical ou na desinência verbal.

Os verbos irregulares são aqueles que ao serem conjugados forem modificações em seu radical ou terminações. Diferente do que acontece nos verbos regulares, eles não obedecem a um modelo de conjugação. Verbo medir: eu meço (o radical é med-); Verbo pedir: eu peço (o radical é ped-);

Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. As orações e os períodos desenvolvem-se em torno de um verbo.

É preciso dizer que alguns verbos não indicam ação, estado ou fenômeno da natureza. Assim, podem apontar, por exemplo, uma ocorrência (“acontecer”). Por conseguinte, a melhor maneira de identificar um verbo é por meio de suas flexões.

A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada.

Verbos regulares são aqueles que seguem a conjugação padrão esperada para os verbos, dentro de uma lógica que não apresenta mudança ou formas irregulares nas suas conjugações.