Qual é o tipo de texto argumentativo?

Perguntado por: tmoreira4 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Texto argumentativo é aquele que tem como principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela. Tem uma estrutura bem definida: apresenta sua tese e depois a defende.

Trata-se de um gênero textual em que o autor defende seu ponto de vista sobre determinado assunto a partir de seus argumentos e conhecimentos acerca do tema. Em outras palavras, é escrever seguindo suas convicções, explicando os porquês de você pensar daquela forma.

Um texto argumentativo é aquele que apresenta uma tese, ou seja, uma opinião sobre algo, junto a um conjunto de fundamentos utilizados para embasa esse ponto de vista.

Eles se dividem em cinco:

  • narrativo;
  • descritivo;
  • dissertativo;
  • expositivo;
  • injuntivo.

Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros.

A principal diferença entre texto expositivo e argumentativo é que, no primeiro, o escritor deve apresentar um conceito sem necessariamente defendê-lo, enquanto no segundo, é necessário defender a sua ideia com base em argumentos de modo a convencer o leitor.

Exemplos de gêneros textuais dissertativos:

  • Editorial Jornalístico.
  • Carta de opinião.
  • Resenha.
  • Artigo.
  • Ensaio.
  • Monografia, dissertação de mestrado e tese de doutorado.

Os gêneros mais conhecidos por seu caráter dissertativo são a tese acadêmica, artigo científico, debate, monografia, conferência, artigo de opinião, editorial e manifesto.

O texto dissertativo argumentativo é um dos gêneros textuais mais utilizados dentro de teses, dissertações, monografias e artigos científicos e acadêmicos de modo geral. Ele tem como objetivo apresentar uma ideia e persuadir o leitor a concordar com ela por meio de argumentações.

A estrutura geral de um texto argumentativo consiste de introdução, desenvolvimento e conclusão, nesta ordem.

O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese. Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

Os argumentos devem ter um embasamento, nunca deve-se afirmar algo que não venha de estudos ou informações previamente adquiridas. Os exemplos dados devem ser coerentes com a realidade, ou seja, podem até ser fictícios, mas não podem ser inverossímeis.

Dicas para fazer uma boa argumentação

  1. Faça análises críticas da realidade. ...
  2. Comprove suas análises com fatos. ...
  3. Nunca faça análises desvinculadas da realidade. ...
  4. Não se apoie apenas na opinião de grandes autores. ...
  5. Não faça afirmações muito vagas. ...
  6. Não exponha apenas os fatos.

Os textos narrativos se caracterizam pela narração de acontecimentos. Os acontecimentos narrados podem ser verídicos ou fictícios e narrados em ordem cronológica ou psicológica. Como elementos narrativos, destacam-se: espaço, tempo, enredo, personagens, narrador, modo, motivo e resultado.

O texto narrativo é aquele em que se conta uma história, seja ela real ou fictícia. Seus elementos básicos são espaço, tempo e personagem. Outra característica importante da narrativa é a presença de uma voz que conta a história: o narrador. O romance, o conto, a crônica e a fábula são exemplos de gêneros narrativos.

O texto descritivo é um tipo textual marcado pela descrição de um lugar ou paisagem, animal, pessoa, acontecimento, entre outros, tendo como objetivo trazer uma imagem ou cena ao seu leitor.

Resumo sobre texto injuntivo
Apresenta os seguintes elementos: instruir/educar o seu receptor, incentivar ou induzir o leitor, uso de linguagem simples e objetiva, verbos predominantemente no imperativo, infinitivo ou presente do indicativo indeterminado, e estrutura em tópicos.