Qual é o tipo de sociedade que queremos?

Perguntado por: aleiria . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Apoiada nos PCNs e na LDB, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) responde claramente a essa pergunta: o objetivo é promover uma sociedade justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária.

Qual a escola que queremos? milhares de educadores para refletir sobre suas práticas escolares e, em um esforço comunitário, solidário e democrático, propor planos de trabalho que possibilitem a melhoria contínua da aprendizagem dos estudantes.

A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.

Vivemos em uma sociedade marcada historicamente pela desigualdade e discriminação. A problemática educacional está diretamente relacionada às contradições sociais. Os privilégios de alguns demandam a exclusão de muitos.

Aspiramos uma sociedade equilibrada política-social-economica e cultural não se esquecendo do meio ambiente, pois se ele não estiver em equilíbrio ecológico aos poucos a vida sobre a Terra desaparecerá. É responsabilidade de todos melhorarem as condições de vida da sociedade brasileira.

Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo. Ensinar ao aluno seus direitos e deveres com a sociedade. Formar cidadãos capazes de transformar a sociedade e torná-la mais justa. Instruir o aluno para que ele consiga construir uma boa carreira no mercado de trabalho.

A escola exerce a função de preparar o estudante para a vida em sociedade, assim, também promove a reflexão e o senso crítico para a construção de um cidadão politizado, pronto para contribuir com a sociedade de forma justa e igualitária.

Assim como a família, a escola tem também sua fundamental importância para o aprendizado de todos nós, principalmente das crianças e adolescentes. A escola possibilita através da convivência uns com os outros uma troca de conhecimento, um amadurecimento intelectual e amistoso, contribuindo assim para o convívio social.

A educação no futuro vai preparar os estudantes para a vida. As salas de aulas terão funções diferentes das de hoje, pois terão como objetivo a prática. A meta maior da educação será fazer com que os estudantes desenvolvam um pensamento crítico e voltado para a realidade.

O ensino híbrido é o futuro da educação
O ensino híbrido — que tem como objetivo unir os benefícios das aulas presenciais e online, tanto para a escola, quanto para os alunos — é uma tendência apontada para a Educação do Século XXI que virou realidade na pandemia.

Inserção em grupos sociais. Família, escola, vizinhança, trabalho. Relações e interações sociais Socialização e o processo de construção da identidade.

A escola seria grande com muitos espaços de área verde, espaços para esportes, porque esporte é legal e é saudável para nós seres humanos. E eu gostaria que tivesse muitos professores(as) divertidos(as) e engraçados, aulas como espanhol, alemão, inglês e etc. Sem precisar ir em outra escola para fazer essas aulas.

Dessa forma, o papel da escola é formar cidadãos conscientes, que entendem o funcionamento da sociedade em que vivem e buscam formas de melhorá-la. Assim, a escola precisa ensinar ao aluno a importância das regras e leis para a convivência em sociedade, e qual a importância de respeitar os direitos do outro.

O fator social e aquisitivo é muito mais importante para determinar quem é você na sociedade: se você tem poder aquisitivo elevado, pertence ao grupo dos poderosos e ricos; e se você não tem, faz parte da “maioria” dos que lutam por sobrevivência.

Nossa sociedade esta atualmente vivendo uma grande transformação que surgem conforme as tecnologias avançam, a tecnologia e seu fácil acesso esta alterando as áreas de utilização de bens naturais entre tantas a economia a vida social cultural e as relações politicas.

Como contribuir para uma sociedade mais inclusiva Calendário

  1. - Tenha empatia e se conscientize
  2. - Incentive o respeito
  3. - Empregue pessoas com deficiência