Qual é o tipo de saída dos sensores analógicos?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Normalmente, a saída de um sensor analógico é uma resistência ou diferença de potencial variável (URBANETZ,2010).

Os sensores analógicos são aqueles que possuem sinais limitados entre dois valores de tensão, podendo assumir infinitos valores intermediários. Já os sensores digitais baseiam-se em níveis de tensão bem definidos, utilizando a lógica binária como base do seu funcionamento.

Estes são sinais contínuos cuja variação em relação ao tempo é a representação proporcional de outra variável temporal. Um velocímetro analógico de ponteiro, um termômetro analógico de mercúrio e uma balança analógica de mola são exemplos de dispositivos que contêm sinais analógicos.

O termo NPN ou PNP se refere à construção interna do sensor, com um semicondutor do tipo N ou do tipo P. Com a finalidade de simplificar esse tema, você pode pensar no N como a lado Negativo e P como o lado Positivo. Um sensor PNP, quando acionado, vai conectar o positivo (+) à carga.

As Entradas e Saídas do CLP (também conhecidas como I/0, que significa INPUT & OUTPUT) são os caminhos pelos quais o CLP LÊ e ENVIA dados ou comandos para fora de sua CPU. Esses comandos irão mudar o funcionamento da planta (Saídas) e vão receber dados externos, como o comando de um operador ou a leitura de um sensor.

Um sensor analógico produz uma saída proporcional ao valor medido para uma determinada grandeza. Normalmente, a saída de um sensor analógico é uma resistência ou diferença de potencial variável (URBANETZ,2010).

Resumindo, o analógico é um sinal que é caracterizado pela variação contínua de suas grandezas em um determinado espaço de tempo. Exemplos de sinais analógicos podem ser encontrados por toda natureza. Até mesmo o som de nossa própria voz pode ser representada como algo análogo a esse formato.

Conheça os tipos de sensores principais:

  • Sensores indutivos. Adotados para detectar elementos metálicos, como ferro, alumínio, aço, latão, etc. ...
  • Sensores capacitivos. ...
  • Sensores Fotoelétricos. ...
  • Sensores de Fibras Ópticas. ...
  • Sensores Lasers. ...
  • Sensores Ultrassônicos. ...
  • Sensores Transdutores Lineares.

Um sistema analógico contém dispositivos que manipulam quantidades físicas que são representadas na forma analógica. Em sistemas analógicos, as quantidades físicas podem variar ao longo de uma faixa contínua de valores.

Os controladores analógicos trabalham com sinais contínuos no tempo. A variável de processo é medida através de um sensor que converte a grandeza física em geral em um sinal elétrico, pneumático ou mecânico, este sinal é comparado com uma referência de mesma grandeza.

Estes tipos de sensores são usados na navegação dos robôs e no desvio de obstáculos, onde a sua utilização consiste no estimar das distâncias para os objetos mais próximos, em apli- cações onde a localização e a forma desses objetos são necessárias.

As saídas analógicas são as que disponibilizam sinais variáveis para um determinado controle ou acionamento. O controle da velocidade de um motor, caso em que é necessário um inversor de frequência é um exemplo de saída analógica.

Um sinal elétrico analógico é aquele que varia no tempo de forma contínua, enquanto que um sinal digital aparece sob a forma de dígitos, isto é, valores traduzidos por códigos ou números.

Quando o sinal (sua amplitude) varia continuamente ao longo do tempo, ou seja, possui um valor diferente a cada instante de tempo, ele é dito analógico.

Assim, se o sinal de saída do sensor for NPN, você deve ligar a carga entre os fios marrom e preto (obedecendo a polaridade da carga). Já se for um sensor com saída PNP, você deve conectar a carga entre os fios azul e preto (obedecendo a polaridade da carga).

Se acharmos a base com a ponta vermelha, o transistor é NPN e se acharmos com a preta, ele é PNP. Note que a indicação é o contrario do multímetro analógico. O terminal que indicar maior resistência com a base é o emissor.

Entradas PNP e NPN
Essas siglas descrevem qual a polaridade do sinal de saída do sensor, ou seja, se ele manda VCC ou GND. Pensando a saída do sensor como uma chave, se ela for PNP liga o terminal de saída na sua alimentação positiva, enquanto as NPN ligam na alimentação negativa.

Significado de Saídas
O mesmo que: recursos, disparates, arrancadas, expedientes, idas, partidas.