Qual é o tipo de reprodução do feijão?

Perguntado por: rgonzaga . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

autógama

A reprodução da planta é do tipo autógama, ou seja, a fecundação ocorre dentro da mesma flor e da mesma planta. A fecundação do feijão apresenta ainda cleistogamia, fenômeno pelo qual a fecundação ocorre antes da flor abrir-se completamente.

A semente incha e começa a germinar, rompendo o solo, ocasião em que os cotilédones atingem a superfície. Essa etapa ocorre quando 50% dos cotilédones já são visíveis e começam a se separar, terminando quando as folhas primárias se separam e se abrem. As primeiras folhas simples (primárias) iniciam seu desenvolvimento.

Comece forrando a base do pote com algodão úmido e coloque alguns grãos de feijão por cima. Deixe em local iluminado, mas sem luz direta do sol, e espere de dois a três dias, sempre colocando água aos poucos. O grão vai começar a ficar enrugado e, em seguida, vai germinar.

O Brasil é o maior produtor de feijão comum (Phaseolus vulgaris) do mundo. Os estados do Paraná, Minas Gerais e Bahia são os principais produtores, o que corresponde a quase 50% da produção nacional.

A germinação é o processo de retomada do crescimento ativo do eixo embrionário. Consiste da seqüência ordenada de atividades metabólicas, que inicia com a embebição das sementes, estabelece a retomada do desenvolvimento do embrião até a formação de uma plântula normal, depende de umidade, temperatura e oxigênio.

A germinação ocorre quando as sementes se encontram em condições ambientais favoráveis, originando uma nova planta. A germinação é o processo de crescimento de uma planta a partir da semente, que se encontra em estado de latência até que encontre condições ambientais adequadas para germinar.

A germinação pode ser de dois tipos: epígea e hipógea. Germinação Epígea: os cotilédones se elevam acima do solo. É típica das dicotiledôneas. Germinação Hipógea: os cotilédones permanecem no solo.

Existe uma certa variabilidade no ciclo do feijão e a média geral se completa em 70 a 110 dias, dependendo da cultivar e das condições climáticas.

O desenvolvimento da planta de feijão é dividido em duas fases: vegetativa (V), constituída pelas etapas V0, V1, V2, V3 e V4; # reprodutiva (R), constituída pelas etapas R5, R6, R7, R8 e R9 ( # Tabela 5.2).

65 dias

Planta começa a produzir em 65 dias, em vez dos 90 dias do feijão tradicional. Apresenta alta produtividade média, de 3,8 mil quilos por hectare. Custos de água e eletricidade no cultivo são cerca de 30% menores.

Resumo: O Brasil é o terceiro maior produtor de feijão, não havendo grandes excedentes exportáveis, como ocor- re a outros grãos, e o Nordeste, com 788 mil toneladas, lidera a produção entre regiões, apesar da baixa produtivi- dade 522 kg/hectare.

Origem do feijão
Seus registros estão diretamente associados à história da humanidade. No antigo Egito e na Grécia, os feijões eram cultivados e cultuados como símbolo da vida. Já em Roma, os antigos romanos utilizavam o feijão em festas gastronômicas e também como forma de pagamento de apostas.

O sistema de produção predominante no mundo é o irrigado. Nesse sistema, as plantas ficam em um terreno alagado durante quase todo o ciclo. A região sul do Brasil é a principal produtora de arroz, com predominância do sistema irrigado. O arroz de sequeiro também está presente, e predomina nas demais regiões.

Feijão é uma leguminosa e é um dos principais grãos fornecedores de proteína na alimentação dos brasileiros. Além disso, possui boas quantidades de carboidratos, substância que garante a energia necessária para o funcionamento do corpo. E é também uma ótima fonte de ferro, vitaminas do complexo B e fibras.

O milho verde pode ser considerado uma hortaliça, em virtude do tempo de sua permanência no campo até o momento da colheita, que é de aproximadamente 90 dias no verão e de 100 dias no inverno. Por isso, o local de produção deve estar situado o mais próximo possível dos centros consumidores.

As plantas se multiplicam basicamente de duas maneiras na natureza: por sementes, chamada de propagação sexuada, e/ou por meio de partes vegetativas (galhos, ramos, raízes e folhas), chamada de propagação assexuada.

A reprodução das plantas, no geral, pode ser sexuada ou assexuada, formas diferentes pela qual as plantas se multiplicam e deixam descendentes.

O que é germinação? Germinação é quando a semente de determinada planta começa a brotar, permitindo assim o nascimento e desenvolvimento do vegetal. É, portanto, conhecida como a primeira etapa do crescimento de uma planta.

Formação do Fruto
O óvulo se modifica gerando as sementes e o ovário sofre hipertrofia alterando seu tamanho, cor, sabor e tornando-se o fruto. Os frutos envolvem as sementes enquanto estão em processo de maturação.