Qual é o tipo de raiz do pé de milho?

Perguntado por: ucurado . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Os tipos de raízes presentes no milho são: primárias e seminais, adven- tícias ou de suporte.

São raízes de plantas parasitas, que penetram no caule de uma planta hospedeira, sugando-lhe a seiva.

As raízes pivotantes ou axiais são caracterizadas por uma raiz principal maior, de onde partem raízes laterais. Elas são encontradas em plantas dicotiledôneas. Exemplos: feijão, café, ipê.

Também chamada de raiz axial, esse tipo de raiz se caracteriza por apresentar uma raiz principal, da qual saem pequenas raízes que também se ramificam e são chamadas de raízes laterais ou raízes secundárias. Podemos encontrar esse tipo de raiz em plantas como o café, feijão, laranjeira, abacateiro, ipê, etc.

Descrição. Estrutura de folha de Gramínea, Monocotiledónea, com nervuras paralelas cortadas transversalmente e rodeadas por bainhas perivasculares constituídas por células clorofilinas com grandes cloroplastos (Anatomia de Kranz).

Um pendão de milho é a flor macho na planta. Ele é formado por um grupo de flores pedunculadas que cresce no ápice ou topo da haste do milho. Esses pendões têm cores amareladas, verdes e roxas.

As raízes seminais ou embrionárias têm origem no embrião e estão cobertas pela coleorriza. A duração dessas raízes é curta, correspondendo a algumas semanas. A coleorriza funciona como órgão de proteção e de absorção de água e de nutrientes. Sobre ela, tem-se observado, em muitas es- pécies, pêlos absorventes.

Para os casos de solos profundos, bem manejados, as raízes do milho podem chegar à profundidade de até 2 m. Porém, o sistema radicularmais ra- mificado fica situado na camada de 0,4 a 0,6 m, dependendo do tipo de solo, e cerca de 80% da absorção da água do solo ocorre dentro desta camada.

De maneira geral, as raízes da planta de milho são a base da planta, servindo como fonte de fixação e absorção de água e nutrientes do solo, possibilitando a nutrição da planta para o bom crescimento e desenvolvimento vegetal, apresentando intima relação com a produção de matéria seca e produtividade do milho.

Está na raiz de produtos como amido, azeite e proteínas, bebidas alcoólicas, edulcorantes alimentícios e combustível. O plantio de milho na forma ancestral continua a praticar-se na América do Sul, nomeadamente em regiões pouco desenvolvidas, no sistema conhecido no Brasil como de roças.

- A cenoura, a batata-doce, o nabo, a mandioca e a beterraba são raízes tuberosas. Elas atuam como órgãos especiais de reserva.

As raízes tuberosas são aquelas que crescem debaixo da terra. Seus nutrientes se acumulam dentro da raiz, e seu caule fica acima da superfície. As raízes tuberosas mais conhecidas são a beterraba, cenoura, mandioca e batata-doce.

Aqueles torrões de terra, compactação causada pela escolha inadequada do substrato, e uso de terra argilosa são fatores que causam um atraso ou até mesmo impossibilitam o desenvolvimento das raízes, que precisam de um meio favorável, aerado e poroso para poderem ramificar e alcançar cada vez mais nutrientes.

ipês

Os ipês são árvores de grande porte, com raízes profundas que não danificam as calçadas e exigem poucos cuidados.

O sistema radicular do feijão consta de uma raiz principal pivotante da qual partem ramificações que exploram uma camada de solo não muito profunda.