Qual é o tipo de raiz da mandioca?

Perguntado por: dconceicao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

tuberosa

A mandioca apresenta raízes do tipo tuberosa, as quais têm formato cilíndrico ou cônico e cor marrom-claro, sendo o tecido interno branco ou amarelado.

Descrita por Crantz, é uma espécie de planta tuberosa da família das Euphorbiaceae. O nome dado ao caule do pé de mandioca é maniva, o qual, cortado em pedaços, é usado no plantio.

De modo geral, 40% das raízes é destinada à produção de farinha, 20% para produção de amido e o restante, destinado a usos como mandioca de mesa e alimentação animal.

Características Morfológicas: Arbusto de até dois metros de altura, a mandioca apresenta caule e ramos de coloração pardo-avermelhada e, em geral, nodosos. Já as suas folhas são verdes ou vermelho-arroxeadas. Normalmente as raízes são utilizadas como alimento.

- A cenoura, a batata-doce, o nabo, a mandioca e a beterraba são raízes tuberosas.

A mandioca é classificada como mandioca-brava ou mandioca-mansa, de acordo com o teor de cianeto produzido em suas raízes tuberosas, sendo este muito maior nas mandiocas-bravas que nas mandiocas-mansas.

A batata inglesa, o rabanete e a batata baroa - também conhecida como mandioquinha - são alguns exemplos de tubérculos. Já a batata doce, a cenoura, a beterraba, o aipim e o inhame, apesar de semelhantes aos tubérculos, pertencem ao grupo das raízes.

Parte tóxica: Qualquer parte da planta, principalmente as folhas e a entrecasca da raiz. Princípio ativo: As variedades, tanto a brava como a doce contém como princípio ativo tóxico um glicossídio cianogenado denominado linamarina que, por decomposição hidrolítica libera ácido cianídrico (HCN).

Significado de Maniva
Rama da mandioca ou parte da rama destinada ao plantio.

Raízes tuberosas
Exemplos: batata-doce, cenoura, beterraba, inhame, mandioca.

De maneira geral, podemos dividir as raízes em dois grandes grupos: as raízes pivotantes e fasciculadas.

Em botânica, denomina-se raiz tuberosa o tipo de raiz subterrânea muito espessa que acumula substâncias de reserva, sendo incluídos nessa categoria hortaliças como: cenoura, nabo, rabanete, mandioca, dália, batata doce e beterraba (BOTÂNICA, 2006).

As folhas da mandioca são simples formadas por lâmina e pecíolo. O número de lóbulos da folha é variável, podendo ser de três a nove e, ocasionalmente, 11 (normalmente número ímpar). Poucos cultivares são caracterizados por ter três lóbulos na folha madura, o que pode indicar variedade ancestral primitiva.

Sim, é que a maniva, a folha moída da mandioca (Manihot esculenta Crantz), é o principal ingrediente da maniçoba e costuma ser cozida por uma semana antes de ser consumida.

De acordo com a Embrapa, é um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento, e ajuda a combater a fome. Possui grande valor nutricional e diversas formas de consumo. A mandioca cozida contém cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C.

raiz tuberosa

A primeira imagem é uma raiz tuberosa, como a beterraba e a cenoura. Nesse tipo de vegetal, os nutrientes se acumulam dentro da raiz, embaixo da terra, e o caule fica acima da superfície.

A planta não era conhecida pela aldeia. Perceberam que ela tinha uma raiz escura e por dentro era toda branca. Em homenagem a filha, ela colocou o nome de Manioca, uma junção de Mani (nome da criança) e Oca (local onde foi enterrada), que com o passar dos anos o nome tornou-se mandioca.