Qual é o tipo de pecuária predominante no Brasil?

Perguntado por: lresende8 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Estados do Centro-Oeste representam hoje o principal centro pecuarista do Brasil, no que se refere à pecuária bovina, que tem por finalidade a produção de alimentos e o fornecimento de matérias-primas como a carne, o leite e o couro.

Na pecuária intensiva, não há necessidade de grandes áreas de terra. Já na extensiva, o gado é criado solto no pasto e precisa de muitos hectares para mantê-lo nutrido, locomovendo-se com segurança e bem-estar.

Pecuária de Corte – criação de animais focada na produção e fornecimento de carne. Pecuária Leiteira – criação de animais focada na produção e fornecimento de leite. Pecuária de Lã – criação de caprinos e ovinos focada na produção e fornecimento de lã.

Em grande parte a pecuária brasileira está ligada à criação de gado (bovinos), embora seja considerada também a produção de suínos, aves, equinos, ovinos, bubalinos. Esse ramo tem como responsabilidade principal disponibilizar para o mercado alimentos como carne, leite e ovos.

Esse geógrafo explica que a pecuária tradicional é caracterizada pela presença de “gado nativo” em ambiente pouco alterado, onde os animais dispõem de pastagem nativa em um processo de criação rudimentar do ponto de vista técnico.

- Parte da produção é destinada ao mercado externo. - Esse tipo de pecuária é encontrado, principalmente, no sul de Minas e no Vale do Paraíba.

Carne, seja ela bovina, bubalina, e de aves, ovos, leite e mel são os principais produtos alimentares oriundos da atividade pecuária. Couro, lã e seda são, também, exemplos de fibras oriundas da pecuária e utilizados na indústria de vestimentas e calçados.

Os dois principais produtos exportados pelo Brasil são a carne bovina e a carne de frango.

Os rebanhos podem ser bovino (bois e vacas), suíno (porcos), ovino (ovelhas e carneiros), caprino (cabras e bodes), equino (cavalos), muar (mulas), asinino (jumentos) e bufalino (búfalos).

A pecuária no Brasil é predominantemente extensiva, ou seja, com a ocupação de grandes áreas, o que ocorre tanto pela alta disponibilidade de terras quanto pelas estratégias dos latifundiários para manterem suas propriedades produtivas, evitando o seu destino para a Reforma Agrária.

  • Quais são os tipos de agricultura praticados no Brasil?
  • Agricultura moderna.
  • Agricultura intensiva.
  • Agricultura extensiva.
  • Agricultura familiar.
  • Agricultura patronal.
  • Agricultura orgânica.
  • Independente do tipo de agricultura, todos os modelos de produção são importantes para o país.

Os principais tipos de pecuária são:

  • Pecuária leiteira: é caracterizada pela produção de leite. Esse alimento é o principal componente na fabricação de produtos como queijos e manteigas. ...
  • Pecuária de corte: está relacionada com a produção de carne. O Brasil é um dos grandes produtores e exportadores de carne.

A pecuária tem um papel relevante para a nossa economia, geração de empregos e protagonismos em alimentar a população crescente e cada vez mais exigente em qualidade e segurança alimentar. Um dos dados que comprovam essa realidade é o fato de já termos mais bovinos do que pessoas no Brasil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A agropecuária extensiva costuma ser praticada em áreas menos desenvolvidas economicamente, geralmente em países ou regiões em que o avanço da indústria e da urbanização ainda é recente ou não ocorreu totalmente.

A pecuária intensiva é uma das modalidades da atividade produtiva de criação de animais. Acima de tudo essa atividade tem como propósito a produção de alimentos ou de matérias-primas. E pode ser classificada, por exemplo, quanto à sua finalidade produtiva: carne, leite, subprodutos (pele, couro, lã), etc.

O que é a pecuária intensiva? Este é um dos tipos de pecuária conhecido como sistema de confinamento e semiconfinamento, em que se cria um maior número de animais em uma menor área.

Primeiramente, o ideal é que a gente entenda o que é exatamente a pecuária: é a atividade que envolve a criação e o manejo de animais, principalmente bovinos, suínos, ovinos, caprinos, aves, entre outros, com o objetivo de produzir alimentos como carne, leite, ovos, mel, além de peles, lãs e outros produtos ...

Apoio aos pecuaristas para a produção de bovinos de boa qualidade, visando à maior competitividade, melhoria da produtividade e aumento da renda dos produtores. Em que consiste o programa?

A região Centro-Oeste é a que mais cresce no Brasil, sua principal atividade econômica é a pecuária, embora nos últimos anos a agricultura tenha se intensificado, assim como o setor industrial.

A pecuária possui grande importância na economia brasileira e começou a ser desenvolvida no século XVI, na terceira década após o início do processo de colonização.

Uma característica marcante da pecuária moderna é a presença de grandes recursos tecnológicos nas mais variadas fases do processo. Entre elas está à seleção do gado e depois seu melhoramento genético, para que fique cada vez mais produtivo.