Qual é o tipo de linguagem utilizada nas histórias em quadrinhos?

Perguntado por: ubittencourt . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

A História em Quadrinhos, também chamada de HQ, é uma narrativa visual que, normalmente, expressa a língua oral e apresenta um enredo rápido, empregando somente imagem ou associando palavra e imagem. Ou seja, apresenta uma linguagem mista, linguagem verbal e não verbal.

Nos quadrinhos, tem-se pouco tempo e espaço, portanto, a imagem deve definir o personagem instantaneamente. Para tanto, a imagem estereotipada nos quadrinhos requer uma familiaridade com o público e a percepção de que cada sociedade tem um conjunto de estereótipos próprios que ela aceita.

c) Que tempo verbal predomina em uma HQ? Por quê? Predomina o presente do indicativo nas situações de fala representadas nos balões, coerentemente com as cenas apresentadas em cada quadro, em simultaneidade com a recepção do texto.

Geralmente, o objetivo maior é o entretenimento com forma de divertir, causar o humor. Mas podem também transmitir uma informação, uma alerta à população. Como é o caso das famosas campanhas comunitárias relacionadas a riscos de doenças, ao desperdício de água, aos problemas causados pelo trânsito, entre outros.

Linguagem verbal é aquela que usa as palavras — escritas ou faladas. A linguagem verbal é a forma mais comum de comunicação. Ela é o tipo de linguagem que usa palavras – escritas ou faladas.

Existem cinco tipos textuais: narrativo, descritivo, argumentativo, injuntivo e expositivo. Cada um desses tipos pode conter diversos gêneros textuais. Um texto do tipo narrativo, por exemplo, contém os gêneros romance, crônica, piada, entre outros.

Como a charge, o cartum é apresentado em um quadro apenas. Um conjunto de cartuns formam uma tirinha, que tem introdução, desenvolvimento e desfecho. História em quadrinhos é uma tirinha que envolve mais eprsonagens, mais conflitos, mais situações", explica Fernanda Bérgamo.

Balões com curvas pontilhadas expressam sussurro. Balões com linha contínua e ponta em forma de raio indicam uma mensagem (fala) eletrônica. Balões com bordas pontiagudas expressam gritos. Balões com várias pontas indicam a fala simultânea de dois ou mais personagens.

Existem dois tipos principais de linguagem: a linguagem verbal e a linguagem não verbal. A linguagem é o código usado para estabelecer comunicação. É um sistema de signos e símbolos usados para transmitir pensamentos, ideias, opiniões, informações, sentimentos, desejos,…

Resposta correta: c) Linguagem mista. Nas histórias em quadrinhos, a linguagem mista é a mais utilizada, ou seja, aquela que envolve a linguagem verbal e não verbal.

Características das histórias em quadrinhos
Balões de variados tipos e formas que mostram os diálogos dos personagens ou suas ideias. Possui elementos básicos de narrativa, tais como personagens, enredo, lugar, tempo e desfecho. Sequência de imagens que montam uma cena.

As histórias em quadrinhos são narrativas gráficas compostas por textos e imagens. Apresentam diversidades de publicações e tom humorístico, contribuindo para uma visão crítica da sociedade e interpretação de contextos atemporais.

A primeira história em quadrinhos com as características que conhecemos hoje foi publicada nos EUA em 1894 em uma revista chamada Truth. A autoria é do americano Richard Outcault. Meses mais tarde, o jornal New York World começou a publicá-la oficialmente.

Existem diversos tipos de quadrinhos, com estéticas e histórias próprias, como os de terror, romance, ficção científica, os que fazem releituras de outros textos, os de gênero crime/policial, infantil, juvenil, os filosóficos, históricos etc.

Para a BNCC, ao usar HQs do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa, as habilidades desenvolvidas envolvem “construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias)” (2020, p.

Os desenhos são feitos em folhas com, no mínimo, o dobro do tamanho das que serão impressas, assim o ilustrador pode se dedicar aos detalhes. Atualmente, balões, falas e onomatopeias são criados digitalmente. Antes, o processo era manual e exigia uma letra legível para todos, inspirando fontes como a infame Comic Sans.

A linguagem verbal é um uso da linguagem por meio de palavras escritas ou faladas. Um exemplo dela são as conversas do cotidiano, em que nos comunicamos oralmente em diversas situações.

A linguagem formal é marcada pelo uso da norma culta, sendo utilizada em situações que exigem seriedade, como em situações profissionais, acadêmicas, ao se dirigir a autoridades ou quando não existe familiaridade entre os interlocutores.

A linguagem verbal tem duas modalidades: a língua escrita e a língua oral. Linguagem oral é a que se usa quando o interlocutor está frente a frente conosco e justamente podemos falar com ele. Já a escrita, em tese, é usada quando o interlocutor está ausente.

Existem 5 principais tipos de texto diferentes — narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e argumentativo.