Qual é o tipo de hepatite que não tem cura?

Perguntado por: lquaresma . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

A Hepatite B não tem cura. Entretanto, o tratamento disponibilizado no SUS objetiva reduzir o risco de progressão da doença e suas complicações, especificamente cirrose, câncer hepático e morte. Os medicamentos disponíveis para controle da hepatite B são a alfapeginterferona, o tenofovir e o entecavir.

Portanto, existe um pedacinho do DNA do vírus que se acopla nas células do fígado do infectado. É por isso, que por mais que o indivíduo faça o tratamento e não tenha a forma ativa da doença, este pedacinho ainda se mantém no organismo do infectado. Por isso, diz-se que hepatite B não tem cura.

A hepatite C é considerada a mais perigosa das hepatites. A razão é que ela se torna crônica em pelo menos 75% dos casos, um índice altíssimo. Para se ter uma ideia, somente 10% dos infectados pela hepatite B, a segunda mais perigosa, se tornam doentes crônicos.

Em algumas pessoas se manifesta por meio de icterícia (pele e olhos amarelados) e insuficiência hepática. Também é considerada a primeira fase da doença hepática alcoólica, que resulta em acúmulo de gordura no fígado e, em estágios mais avançados, pode levar à cirrose.

Hepatite A: é transmitida por água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra; a doença fica incubada entre 10 e 50 dias e normalmente não causa sintomas, porém quando presentes, os mais comuns são febre, pele e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal-estar, desconforto abdominal, falta de apetite, urina com ...

Você ainda pode viver uma vida normal com HBV, incluindo ter um filho. Discuta como impedir a transmissão de HBV de mãe para bebê (perinatal) com seu provedor de assistência médica.

É uma doença infecciosa que agride o fígado, sendo causada pelo vírus B da hepatite (HBV). O HBV está presente no sangue e secreções, e a hepatite B é também classificada como uma infecção sexualmente transmissível.

Não, as Hepatites Virais B e C não são transmitidas através do compartilhamento de talheres, pratos, copos nem através de aperto de mão, abraço ou beijo. Como se prevenir para não ser contaminado pelos vírus das Hepatites Virais B e C?

Da mesma forma que o HIV, os vírus B e C da hepatite podem ser fatais, se não diagnosticados logo e tratados. Estudos comprovam que portadores desses dois tipos de hepatite, quando permanecem sem diagnóstico, apresentam uma expectativa de vida de 56 anos.

Como é o tratamento hepatite B? O médico poderá prescrever o uso de antivirais específicos para tratar a doença. Os tratamentos disponíveis atualmente não são capazes de curar a infecção, porém podem retardar a progressão da cirrose e reduzir a incidência de câncer de fígado.

Para as gestantes portadoras do vírus – que pode ser transmitido aos filhos – essa porcentagem cai para uma em cem. Se não for tratada, a hepatite B gera graves danos ao fígado, incluindo o câncer, e pode matar.

- Pode-se viver a vida toda com hepatite C sem que se tenha nenhum sintoma.

A hepatite C tem cura, porém não há vacina contra a doença. É recomendado fazer ao menos uma vez na vida o exame para saber se há o vírus HCV no sangue. No tratamento é recomendado o uso de antivirais de ação direta (DAA), que são prescritos por 8 a 12 semanas, atingindo mais de 95% na taxa de cura.

Apesar de ser extremamente grave, já que pode causar cirrose, câncer de fígado e levar à morte, a doença ainda não tem vacina e sua principal forma de transmissão é o contato com sangue contaminado, inclusive por meio de relações sexuais desprotegidas.

A dor da hepatite é localizada caracteristicamente no quadrante superior direito do abdômen, logo abaixo das costelas, exatamente no local onde o fígado se encontra. Em alguns casos, o fígado pode estar inchado, podendo ser palpado através do exame do abdômen.

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas.

Sintomas de hepatite B aguda
Dor nas articulações e urticárias vermelhas com coceira na pele (pápulas) são mais prováveis em pessoas com hepatite B que com outros vírus da hepatite.

A hepatite aguda apresenta diferentes sintomas: gastrointestinais, como diarreia ou vômito, febre e dores musculares, mas o mais característico é a icterícia – uma coloração amarelada da pele e dos olhos.