Qual é o tipo de energia da lâmpada?

Perguntado por: lrodrigues2 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

A lâmpada incandescente é um dispositivo elétrico que transforma energia elétrica em energia luminosa e energia térmica.

A energia luminosa é aquela transmitida via radiação, obtida por meio de comprimentos de ondas diferentes que se encontram dentro do espectro visível. Esse tipo de energia pode ter origem artificial ou natural, sendo essa última emitida pela principal fonte de energia luminosa: o Sol.

As lâmpadas elétricas podem ser classificadas em lâmpadas incandescentes, de descarga e lâmpadas de LED (light emitting diode). As lâmpadas podem ser avaliadas usando-se índices de desempenho que permitem auxiliar nas suas aplicações.

Pilhas e baterias contêm energia química que faz com que os aparelhos elétricos funcionem: controles remotos, brinquedos, celulares. A energia química da bateria é transformada em energia elétrica, que alimenta esses aparelhos.

Um bom exemplo de receptor elétrico é o motor elétrico, como ventiladores, liquidificadores e batedeiras. Quando recebem energia elétrica, esses motores a transformam em energia mecânica que pode ser observada no giro desses aparelhos.

Existem cinco tipos de energia na natureza: térmica, elétrica, mecânica, radiante e química. Cada uma é responsável por uma ação diferente, como a realização de movimento, a produção de trabalho e o envio de luz para casas, prédios e estabelecimentos comerciais.

A lâmpada se acende, quando as energias da pilha passa pelos fios, conduzindo energia até dentro da lâmpada. A carga de energia que a pilha possui sai por um lado da pilha. A luz acende porque na pilha contem energia. A energia da pilha, passa para os fios que faz acender a lâmpada.

A lâmpada incandescente possui em seu interior um pequeno filamento de tungstênio. Quando uma corrente elétrica passa por ele, aquece os átomos que o compõem, gerando luminosidade. Durante esse processo, grande parte da energia elétrica é transformada em calor.

Fontes primárias são, por exemplo, o Sol, a lâmpada elétrica, o fogo, que tem luz própria. Já as fontes secundárias transmitem luz recebida de uma fonte primária, por exemplo, a Lua que reflete a luz do Sol.

A energia sonora transforma-se em sinais elétricos no ouvido interno, que seguem por nervos até o cérebro e assim percebemos o som. A energia sonora pode ser produzida por instrumentos musicais através de sopro ou vibrações, que seguem o conceito de objetos se movimentando no ar em direções e velocidades diferentes.

Conheça os principais tipos de lâmpada

  • Lâmpadas incandescentes.
  • Lâmpadas fluorescentes.
  • Lâmpadas halógenas.
  • Lâmpadas LEDs.
  • Lâmpadas de descarga (HID)

Elas são compostas basicamente por quatro elementos: vidro, soquete (plástico ou metálico), pó (poeira fosforosa) e mercúrio.

Lâmpadas fluorescente

Lâmpadas fluorescente (a que mais ilumina)
Essas lâmpadas podem gerar até oito vezes mais luz com a mesma quantidade de energia se comparadas com as incandescentes. Toda lâmpada fluorescente precisa de um reator para funcionar.

Nesses aparelhos, a energia elétrica é transformada em outros tipos de energia. Por exemplo, na TV, a energia elétrica é transformada em energia sonora e luminosa; no rádio, elétrica em sonora.

b) ( ) As geladeiras transformam energia elétrica em energia térmica.

No dia-a-dia podemos fazer várias verificações de transformações de outras formas de energia em energia cinética, como: a energia acumulada no combustível é transformada em energia de movimento de um carro; a energia elétrica é transformada em energia cinética em aparelhos como ventilador, liquidificador,furadeira, etc ...

energia térmica

quando fervemos a água para fazer café em uma cafeteira ligada à tomada, estamos transformando energia térmica em energia química.

Os mais importantes tipos de energia são: mecânica, térmica, elétrica, química, nuclear, solar, luminosa e sonora.

Resposta. Resposta: Energia Elétrica. O ar condicionado é um equipamento elétrico.