Qual e o tipo de clima que predomina no Oriente Médio?

Perguntado por: lparis . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Os climas predominantes na região são o árido e o semiárido, com altas temperaturas durante o dia, temperaturas baixas durante a noite, clima seco e baixo índice pluviométrico.

A região do Oriente Médio ou Médio Oriente recebe esse nome por causa da sua localização geográfica. Ela está na porção oeste do continente asiático, mas em uma área que faz fronteira com a Europa e África, ou seja, bem na divisão entre oriente e ocidente.

A economia dos países que compõem o Oriente Médio está vinculada diretamente com a extração e o refino do petróleo. Às vezes, essa é praticamente a única fonte de receita para determinados países.

Em razão dos dois grandes tipos climáticos predominantes, o Oriente Médio exibe dois tipos predominantes de vegetação: as espécies xerófilas, localizadas nas regiões de clima árido, e as estepes e pradarias, localizadas nas regiões de clima semiárido.

Atualmente existem no Oriente Médio cerca de 15 países reconhecidos internacionalmente: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria e Turquia.

Os principais cursos d'água que banham países da região são os rios Tigre, Eufrates e Jordão. Trecho do rio Eufrates na Turquia.

Tal fato chama a atenção pelas suas especificidades. O Oriente Médio é marcado pela existência das três maiores religiões monoteístas: o Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo.

Rússia

Trata-se da Rússia, que é considerada o maior país do mundo, ocupando 3,35% da superfície total planetária com uma área total de 17.098.246 quilômetros quadrados (km²).

Após a Primeira Guerra Mundial e a queda do Império Otomano, o Oriente Médio foi vítima da colonização britânica e francesa. Ambos competiram para estabelecer seu domínio sobre os países libertados da hegemonia otomana e conseguiram dominar o Oriente até o final da Segunda Guerra Mundial.

As três principais religiões monoteístas, ou seja, crença na existência de um único Deus, surgiram no Oriente Médio: O Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo. A religião com maior número de seguidores é o Islamismo (90% da população).

Economia. A região do Oriente Médio é um importante centro econômico do mundo. Um dos maiores motivos são as reservas de petróleo existentes, além de pedras preciosas. Arábia Saudita e Irã são os dois países que possuem as maiores reservas de petróleo do mundo.

A economia do Oriente Médio está extremamente ligada à produção de petróleo, uma vez que tal subcontinente abriga a maior jazida do minério no mundo. Em contrapartida, o setor industrial não detém o mesmo destaque, salvo Israel.

Política: sua instabilidade característica é agravada pelo crescimento do fundamentalismo islâmico – que prega o fim do Estado Laico e das relações com o ocidente. O Irã exemplifica essa situação: Estado teocrático, considera o ocidente decadente e responsável pelo afastamento dos valores religiosos.

A religião islâmica é o principal elemento cultural na região, fazendo com que seja o princípio fundamental e verdadeiro. O islamismo teve início na Arábia Saudita e logo se dispersou por todo o Oriente Médio, a partir do século VII. Os Árabes foram os primeiros fiéis, e pregaram a religião por todo o Oriente Médio.

Na civilização oriental, os povos mais estudados e que tiveram maior impacto na sociedade são os egípcios, mesopotâmicos, hebreus, fenícios e persas. Já na civilização ocidental, os destaques são para gregos e romanos.

País euro-asiático
A Turquia é um país transcontinental, pois está situado entre dois continentes: extremo ocidental da Ásia, ocupando a península da Anatólia, e sudoeste da Europa, estendendo-se pela Trácia Oriental.

O globo terrestre possui seis continentes: África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania. Ouça o texto abaixo! Os continentes são grandes extensões de terra emersas, limitadas pelas águas de mares e oceanos.

Muitas vezes, essa região é vista como uma continuação do Oriente médio, já que possui características (população, paisagens, atividades econômicas e conflitos) muito semelhantes às do sudoeste da Ásia.