Qual é o tipo de afasia de Bruce Willis?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Como seus sintomas começaram com uma fala arrastada, o caso de Bruce Willis pode ser classificado como um tipo de DFT chamada afasia progressiva primária, disse o Dr. Henry Paulson, professor de neurologia e diretor do Michigan Alzheimer's Disease Center, da Universidade de Michigan.

Vagamente definida, a doença representa um grupo de distúrbios que acompanham a degeneração dos lobos frontal e/ou temporal do cérebro, de acordo com a Associação de Degeneração Frontotemporal , a que a família Willis se referiu. Em uma declaração conjunta, a família de Willis descreveu a FTD como uma “doença cruel”.

Afasia de Broca ocorre por danos no lobo frontal, área cerebral responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, linguagem e emoção; Afasia de Wernicke resulta por lesões no lobo temporal, àrea responsável pelo gerenciamento da memória; Afasia mista, situação em que as duas zonas são afetadas.

A afasia de Broca é caracterizada por uma emissão de fala não fluente, mal-articulada e agramática (tanto o discurso espontâneo quanto a repetição), com uma compreensão de palavras relativamente preservada.

Na maioria das situações, a afasia de Broca é o resultado de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) devido a trombos ou êmbolos na artéria cerebelar média ou artéria carótida interna.

As afasias normalmente ocorrem após lesões cerebrais, que geralmente acometem o lado esquerdo do cérebro (hemisfério esquerdo) principalmente nas regiões frontais e temporais à esquerda, onde a maioria das pessoas possuem as redes neurais, que possibilitam as funções cerebrais da linguagem.

A afasia é um transtorno de linguagem que ocorre após uma lesão cerebral e acomete adultos e idosos. A causa mais comum é o AVC, mas também pode ser causada por tumores cerebrais, encefalites, traumatismos cranioencefálicos, entre outras.

“Converse num ambiente tranquilo, dê mais tempo para a pessoa se expressar e compreender você. Mostre que se interessa pelo que a pessoa tem a dizer e que, apesar das dificuldades, é muito bom conversar. Use desenhos, gestos e imagens, se necessário, além de frases curtas e simples, abordando um tema de cada vez”.

Esta fase costuma durar de um a três anos. "É a fase mais grave e mais triste da doença, em que as pessoas apresentam demência grave, dependência completa para as atividades diárias e estão acamadas", afirmou o especialista. "É a fase final da doença", concluiu.

A doença de Alzheimer é o tipo de demência mais comum e também é um termo geral usado para descrever as condições que ocorrem quando o cérebro não mais consegue funcionar corretamente. O Alzheimer causa problemas na memória, pensamento e comportamento.

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.

Afasia de Wernicke
Os pacientes geralmente não estão cientes de que sua fala é incompreensível para outros. A compreensão auditiva e escrita é comprometida. Pacientes cometem erros de leitura (alexia). A escrita é fluente, mas contém muitos erros e tende a não ter palavras substantivas (agrafia fluente).

A afasia de Wernicke acontece devido a uma lesão cerebral que afeta a chamada área de Wernicke. A área de Wernicke está localizada no hemisfério esquerdo do cérebro e é a responsável por controlar a linguagem e a comunicação.

Causas da afasia motora
Qualquer condição neurológica que danifique as células na área da linguagem do cérebro pode resultar em afasia. As células cerebrais morrem quando o fluxo sanguíneo ou de oxigênio para uma parte específica do cérebro é interrompido ou diminuído.

Afasia motora ou de Broca: caracteriza-se por uma expressão verbal não fluida e diminuída, com esforço para falar, frases reduzidas, alteração da prosódia e supressão de enlaces gramaticais (agramatismo). A capacidade de repetição está alterada, bem como a evocação de nomes de objetos ou figuras (anomia).

Afasias fluentes: Pessoas neste grupo são capazes de falar com facilidade e fluência, usando frases longas e complexas. Às vezes, as frases podem não fazer sentido no contexto da conversa, ou podem usar palavras incompreensíveis, incorretas ou desnecessárias.

O tratamento da afasia é feito pelo fonoaudiólogo.

dois tipos de afasia: Broca e Wernicke. Broca: a dificuldade maior do paciente é na produção da linguagem. Wernicke: a principal dificuldade é a compreensão da linguagem.