Qual é o tipo da raiz do feijão?

Perguntado por: aveloso4 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

O sistema radicular do feijão consta de uma raiz principal pivotante da qual partem ramificações que exploram uma camada de solo não muito profunda.

O feijão é uma planta da família das Leguminosas, cujas vagens e semente são dotadas de grande valor nutritivo. Há 1.016 variedades de feijão, entre as quais o feijão comum (Phaseolus vulgaris), o preto (Phaseolus derasus) e o anão (Phaseolus nanus) são alguns dos mais conhecidos.

O feijão comum é uma planta anual herbácea, trepadora ou não, pertencente a família Leguminosae, sub-família Faboideae, gênero Phaseolus. Está classificado como Phaseolus vulgaris L.

Os tipos de raízes presentes no milho são: primárias e seminais, adven- tícias ou de suporte.

Características botânicas: Arbusto ereto , ramificado , pubescente ,até 130cm de altura , folhas compostas trifolioladas , folíolos pubescente em ambas as faces , 4-7 cm de comprimento. Flores amarelas , as vezes amarelas-avermelhadas , em racemos axilares .

É árvore perene, semidecídua e copa ampla, com 3 a 12 m de altura, ramos cilíndricos a levemente angulosos, glabros ou glabrescentes quando jovens, tornando-se glabros quando maduros, densa ou esparsamente lenticelados.

Esta rede tem lançado várias novas cultivares de feijoeiro mais produtivas e mais resistentes a pragas e doenças.

Feijão é uma leguminosa e é um dos principais grãos fornecedores de proteína na alimentação dos brasileiros. Além disso, possui boas quantidades de carboidratos, substância que garante a energia necessária para o funcionamento do corpo. E é também uma ótima fonte de ferro, vitaminas do complexo B e fibras.

- O feijão é uma semente com alto valor nutritivo, principalmente ferro. - Existem vários tipos de feijão, sendo que os mais comuns no Brasil são: carioquinha, preto, de corda, jalo, jalo roxo branco, rosado, azuki, moyashi, fradinho, rajado e bolinha. - É um alimento rico em proteínas vegetais.

A parte de uma planta que o feijão corresponde é a de um fruto. Analisando um pé de feijão, tem-se que ele será formado por raízes, caule, folhas e frutos. O feijão seria justamente o fruto, visto que seria o produto final de um pé de feijão, sendo este o alimento que é usada para nutrição de muitas pessoas.

Fabaceae

As leguminosas são um grupo alimentar que inclui frutos e sementes da família de plantas conhecida cientificamente por Fabaceae. Alguns exemplos são o feijão preto, a soja, o grão-de-bico ou o amendoim. As leguminosas são ricas em fibras, proteínas, minerais e antioxidantes, como flavonoides e saponinas.

A classificação de grãos é o ato de determinar as qualidades extrín- secas e intrínsecas de um produto vegetal, de seus subprodutos e resíduos de valor econômico, com base em padrões oficiais do Mapa, ou seja, é a identificação de um produto em grupo, classe e tipo, de acordo com a qualidade.

O caule sustenta a planta e faz o transporte de substâncias através da planta. A água e os sais minerais são levados através de vasos existentes dentro do caule, das raízes até as folhas, e os açúcares (produzidos na fotossíntese) são transportados das folhas até as raízes.

O grão vai começar a ficar enrugado e, em seguida, vai germinar. A partir daí vai crescer.As crianças podem acompanhar com mais facilidade depois que germina e começa a aparecer a raiz, o caule e as primeiras as folhas. Lembre-se sempre de manter o algodão úmido.

O feijão é bom para a saúde porque ele fornece carboidratos, que proporcionam energia para o dia a dia, além de nutrientes essenciais para uma vida saudável, como proteínas ricas em lisina, vitaminas (principalmente as do complexo B), sais minerais (como ferro, cálcio, potássio e fósforo) e fibras (que ajudam no bom ...

O sistema radicular da soja é formado por um eixo principal e um número enorme de raízes secundárias, podendo ser chamado de sistema difuso. Agora, o comprimento das raízes pode até chegar a 1,80 m, com sua parte mais abundante estando a 15 cm de profundidade.

As raízes tuberosas são aquelas que crescem debaixo da terra. Seus nutrientes se acumulam dentro da raiz, e seu caule fica acima da superfície. As raízes tuberosas mais conhecidas são a beterraba, cenoura, mandioca e batata-doce.

pivotante

O algodoeiro possui raízes do tipo pivotante, que são bem desenvolvidas e vigorosas, em condições favoráveis ao desenvolvimento da planta, podem atingir até 2,5 metros de profundidade e representam 80% da matéria seca na camada de 0 a 30 cm do solo.

O broto de feijão, também chamado de feijão Moyashi, tem Vigna radiata como seu verdadeiro nome. Trata-se de um pequeno feijão de cor verde, que pertence à família das leguminosas e é super nutritivo. Além de ter uma aparência agradável, tanto por sua cor quanto por seu tamanho, seu sabor também é excelente.

Sobre o broto de feijão
Também chamado de feijão Moyashi, pertence à família das leguminosas – um grupo seleto de alimentos cheinhos de nutrientes e riquíssimos em sabor. Leve e saudável, o broto traz uma textura diferente para as refeições e saladas do dia a dia, além de tornar a apresentação ainda mais bacana.