Qual é o teste mais utilizado para medir a criatividade?

Perguntado por: lgalvao6 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

Teste Torrance

O Teste Torrance – Avaliação da Criatividade por Figuras tem por objetivo avaliar algumas dimensões relacionadas ao processo e a personalidade criativa, por meio da produção criativa expressa em forma de desenho. Jovens e adultos de nível Médio e Superior. Pode ser aplicado na forma individual ou em grupo.

Uma pessoa criativa percebe que a verdadeira criatividade envolve combinar diversão e trabalho duro. Uma pessoa artística ou criativa pode parecer despreocupada, mas também pode ser incrivelmente trabalhadora e motivada quando se trata de perseguir sua paixão.

Rhodes - As Quatro Dimensões (ou 4 P's) da Criatividade: - pessoa; - produto; - processo; - ambiente (pressão).

5 Tipos de criatividade

  • criatividade mimética.
  • criatividade bissociativa.
  • criatividade analógica.
  • criatividade narrativa.
  • criatividade intuitiva.

Lubart (p. 56) afirma que os "estados emocionais, de humor e de características emocionais individuais" formam um agrupamento geral de emoções. Relata também que a emoção e a criatividade podem ser abordadas sob a ótica naturalista ou experimental.

Desenvolver as habilidades criativas do aluno possibilita sua adaptação às demandas do contexto social, científico e tecnológico, facilitando o aprimoramento de sua capacidade de criar, modificar e produzir novos conhecimentos, estruturando sua própria aprendizagem e tornando o processo de formação em algo prazeroso.

Ela se caracteriza pela capacidade que uma pessoa tem de ver o mundo de novas maneiras, para identificar padrões que estejam escondidos, estabelecer novas conexões entre fenômenos que aparentemente não se conectam e gerar soluções. Essa habilidade tem dois processos: pensamento e produção.

1 imaginativo, inventivo, criador, inovador, engenhoso, fértil, fecundo, produtivo.

A personalidade criativa é derivada de um dos cinco principais traços de personalidade estipulados pela psicologia. Ela se encaixa no traço de abertura e indica a “abertura às novas experiências”. Além da criatividade, a abertura engloba a curiosidade, imaginação e visão.

Quais são as etapas do processo criativo?

  1. Preparação. Na preparação você vai destrinchar o projeto e entender exatamente o que fazer. ...
  2. Incubação. Nesse momento, as informações reunidas têm tempo para ficar maduras em sua mente. ...
  3. Iluminação. Na iluminação, as ideias passam a aparecer. ...
  4. Implementação.

A criatividade é algo tão incrível que pode ser explicada e definida de várias formas e todas elas serem igualmente certas. Na minha teoria, a criatividade pode ser compreendida e explicada em três pilares, e eles são: LIBERDADE, CURIOSIDADE e ATITUDE.

Abordando tanto modelos teóricos clássicos como emergentes, Teorias da Criatividade procura mostrar, assinalando os caminhos históricos e biográficos dos autores estudados, de que maneira cada teoria entende o desenvolvimento do processo criativo e como esse fenômeno pode e deve ser potencializado nas diversas áreas ...

O que são ferramentas da criatividade? As ferramentas da criatividade são técnicas utilizadas para melhoramento do processo de geração de ideias, inovação de cenários já existentes e quebra de bloqueios criativos.

Criatividade Deliberada e Cognitiva
Esse tipo de criatividade costuma nascer quando se trabalha muito tempo em uma mesma área. São indivíduos normalmente proficientes em pesquisa, solução de problemas, investigação e experimentação. É um tipo de criatividade que se manifesta no córtex pré frontal do cérebro.

1) Scamper: técnica para geração de ideias
Com essa ferramenta, é possível criar novas versões de um produto ou serviço, ou até mesmo gerar uma ideia totalmente diferente, que pode mudar os rumos do projeto. É muito utilizada para realizar sessões de brainstorming para criar e inovar produtos e serviços.

Segundo ele, a capacidade de criar não é uma habilidade intuitiva ou subjetiva, mas uma competência que pode ser aprendida de maneira formal e deliberada, inclusive, em programas de treinamentos. Mas, antes de entender o como, é preciso ir para os porquês. E por que a criatividade é tão importante?

A capacidade criativa não nasce desenvolvida, ela se torna mais eficiente com a experiência e conhecimento adquirido. Com a idade há declínio de produtividade neste tipo de habilidade, variando de acordo com o campo de atuação.

No esporte não poderia ser diferente, a criatividade se manifesta no sentido de algo inesperado, inovativo ou fora dos padrões normais de ação que o atleta consegue realizar na modalidade em que ele está inserido. busca várias soluções possíveis dentro de uma atmosfera que é construída sem crítica e com desinibição.

Tenha uma rotina: Criatividade é como um músculo, precisamos exercitá-la constantemente. Ter uma rotina é fundamental para que se tenha tempo de ser criativo. Meditar, dormir e fazer exercícios físicos permitem que o corpo e a mente fiquem ativas para que a criatividade possa acontecer.

5 atividades para exercitar a criatividade

  • Faça exercícios físicos. Fonte: Giphy. ...
  • Desenhe, escreva, crie! Fonte: Giphy. ...
  • Leia livros, veja filmes, ouça podcasts. Fonte: Giphy. ...
  • Faça cursos. Fonte: Giphy. ...
  • Abrace o tédio. Fonte: Giphy.

Desperte a criatividade por meio de livros e filmes
Outras atividades culturais como viajar, ir a museus ou assistir a uma peça de teatro também ajudam a aumentar os horizontes das crianças. Novas experiências são importantes para aguçar a imaginação.