Qual é o tesouro em vasos de barro?

Perguntado por: aoliveira6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que o poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.

O Apóstolo Paulo ensinou que as provações e aflições da vida são temporárias e pequenas se comparadas com as bênçãos da eternidade. Ele também ensinou aos membros da Igreja em Corinto a respeito do Juízo Final e testificou que Jesus Cristo possibilitou que nos reconciliemos com Deus.

Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos. Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.

Na construção do vaso o primeiro processo é a escolha do barro, e essa escolha se dá quando o barro está no estado bruto, no lugar chamado barreiro, e quando o barro se encontra nesse estado, somente o oleiro conhece qual barro é apropriado para o tipo de vaso para servir o seu propósito.

A moldagem do Barro: O oleiro o coloca sobre as rodas, vai amassando de dentro para fora num movimento circular e dando forma, em um curto espaço de tempo nas mãos do oleiro ele recebe a forma de um vaso, conforme a vontade do oleiro.

Os vasos de barro e terracota ainda são os queridinhos de quem pratica jardinagem. Além de baratos, eles são porosos e drenam melhor a água do que os de plástico, favorecendo a saúde e o desenvolvimento das plantas.

O segredo de ser um vaso útil e precioso para Deus é amá-lo de todo o coração e, andar em Sua presença, tendo prazer em adorá-lo e o servir.

'Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel'" (Jeremias 18:1-6). Nesta parábola, de acordo com a interpretação dos cristãos, o oleiro seria a figura do próprio Deus, dotado de misericórdia e paciência e responsável por, aos poucos, moldar as imperfeições das pessoas.

1. Impossível de ser estimado, avaliado; INCALCULÁVEL: obra de arte de valor inestimável.

Em geral, o texto de 2 Coríntios revela os vários propósitos pelos quais a epístola foi escrita: A fim de fortalecer e expressar gratidão aos membros da Igreja que haviam recebido bem sua carta anterior. A fim de alertá-los sobre os falsos mestres que corrompiam as puras doutrinas de Cristo.

Saiba que podemos enfrentar e passar por todos estes problemas e situações, mas em nenhum momento desamparados, o nosso Deus sempre estará bem ao seu lado nesses momentos, além de estar ao seu lado não irá permitir que você caia ao contrario Ele te sustentará com as suas mãos poderosas.

Os vasos eram usados para guardar alimentos e outros itens valiosos. Também havia um uso metafórico da palavra, conforme se vê por exemplo Paulo em 2 Coríntios 4:7 “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nó”.

O vaso não serve apenas para colocarmos rosas, tulipas ou quaisquer que sejam as flores de nossa escolha, mas ele também nos serve como um elemento decorativo muito importante. Com um vaso ou um conjunto de vasos é possível decorar a casa de forma versátil e elegante.

Os vasos de barro, diferente dos de plástico, por exemplo, possuem minúsculos poros em sua estrutura, permitindo que pequenas quantidades de água saiam. Assim, se você deixar sua planta no sol por muito tempo o substrato vai secar rapidamente.

O Senhor moldou com amor a vida do profeta Jeremias, e isso nos lembra como Ele pode moldar a vida de cada um de nós. Seu nome significa “Jeová exaltará”, e embora tenha sido valente no serviço ao Senhor, o profeta Jeremias passou por muita angústia de espírito.

O oleiro modela a argila criando peças únicas, que carregam o sentimento e a dedicação do mestre, dando forma e personalidade, cor e brilho por meio de cinco fases de um processo que começa num simples bloco de barro: modelagem, acabamento, secagem, queima e esmaltação.

Quando o oleiro está fazendo seu vaso, com o barro ainda molhado, ele pode pegar o vaso recém-terminado, reamassar o barro e começar tudo de novo. Ao contrário, a botija é uma obra pronta, com o material endurecido, de modo que não pode mais ser reesculpido.

Quando Deus chamou Jeremias, na hora ele quis “dar linha e sair fora dessa fria”. Mas, não teve jeito. Jeremias disse: “Ah, Senhor, eu não sei falar, eu sou jovem.” Na hora, o Senhor disse pra ele: “Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”.

Sobre o Congresso - Que tipo de vaso tú és? As mulheres são como vasos nas mãos do Senhor as quais Ele quer encher cada dia mais, até que o vaso venha a transbordar. O congresso de mulheres "Que tipo de vaso tú és?" tem como objetivo ser instrumento de Deus para que esses vasos sejam cheios, de uma forma sobrenatural.

As primeiras cerâmicas que se tem notícia são da Pré-História: vasos de barro, sem asa, que tinham cor de argila natural ou eram enegrecidas por óxidos de ferro. Nesse estágio de evolução ficou a maioria dos índios brasileiros.