Qual é o termo técnico para frequência cardíaca baixa?

Perguntado por: apadilha3 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

A bradicardia é o ritmo cardíaco irregular ou lento, normalmente com menos de 60 batimentos por minuto.

Bradicardia
Lentidão dos batimentos cardíacos. Usa-se o termo para descrever os batimentos abaixo de 60 bmp.

Quando o pulso está fraco e lento com a presença ou não de bradicardia, dizemos que ele é um pulso bradisfígmico. Qualidade de Bradisfigmia.

A bradipneia é a frequência respiratória abaixo da normalidade para a espécie, e acontece em depressões do sistema nervoso. A apneia é a ausência total de respiração. Outro fator importante a ser observado é o ritmo da respiração.

A hipotensão, popularmente conhecida como pressão baixa, é quando a pressão arterial é muito baixa, podendo causar danos ao organismo.

Taquisfigmia: Pulso acelerado. Bradisfigmia: Pulso lento. Pulso normocárdico: Pulso com valor normal.

A taquicardia ocorre quando o coração bate rápido demais, acima de 100 batimentos por minuto. A bradicardia, por sua vez, acontece quando as batidas são mais lentas, abaixo de 50 batimentos por minuto.

O tratamento da bradicardia deve ser orientado por um médico cardiologista e avaliado de acordo com os sintomas, causa e gravidade da doença. Em alguns casos podem ser usados medicamentos. Em outros, pode ser necessária a suspensão de substâncias usadas pelo paciente.

Classificação Definição Normocardia ou normosfigmia Frequência de pulsações de 60 a 100 batimentos por minuto (bpm). Bradicardia ou bradisfigmia Frequência de pulsações abaixo de 60 bpm.

Recomendo que você siga a seguinte ordem para essa avaliação:

  • Temperatura.
  • Frequência Cardíaca.
  • Frequência Respiratória.
  • Pressão arterial.

SSVV significa Sinais Vitais.
Dentre os inúmeros sinais que são utilizados na prática diária para o auxílio do exame clínico, destacam-se pela sua importância e por isso serão abordados. São eles: a pressão arterial, o pulso, a temperatura corpórea e a respiração.

1. Pulso dicrótico. [Medicina] Diz-se quando a pulsação ocorre um duas ondas, uma maios clara e nítida, e outra mais fraca, que ocorre imediatamente depois. O pulso dicrótico ocorre muito em pessoas com febre.

A bradicardia pode ser absoluta, definida como frequência cardíaca menor que 50 a 60 bpm, ou relativa, como uma frequência de 65 a 70 bpm em situações de maior demanda, como insuficiência cardíaca descompensada ou choque séptico.

As causas de Bradicardia são variadas e elas podem ser congênitas, quando a pessoa já nasce com ela ou idiopáticas. Para esta última, damos o nome de Bradicardia Fisiológica e ela costuma ser benigna.

Taquipneia é o termo utilizado para designar respiração por demais acelerada. Estima-se que uma pessoa adulta saudável complete cerca de 12 a 20 ciclos de respiração por minuto, ou seja, um indivíduo normal inspira e expira cerca de 12 a 20 vezes a cada minuto.

Significado de Eupneico
adjetivo Que respira normalmente, sem problemas; refere-se à eupneia, à respiração normal. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico: eupnéico.

Eupneia: respiração normal. Apneia: ausência de respiração.