Qual é o terceiro maior órgão do corpo humano?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

O terceiro maio é o cérebro, que coordena cada ação simples tomada pelo corpo humano; um processo que reúne as atividades de mais de 100 bilhões de células cerebrais.

Fígado

Fígado é o maior órgão maciço do corpo humano.

Do tamanho de uma ervilha, o menor órgão é a glândula pineal, que tem entre 5 e 8 milímetros. Ela é responsável por liberar o hormônio que nos deixa com sono durante a noite.

Fêmur

Fêmur: osso mais longo do corpo humano. É responsável por formar a coxa. Patela: osso que forma o joelho. Tíbia: conhecida como osso da canela.

O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos. Por sua vez, o músculo mais fraco são os das pálpebras, responsáveis pelo movimento dos olhos.

Principal órgão do corpo humano, o cérebro é responsável por gerar todos os comportamentos do indivíduo — Hospital Português da Bahia.

Estima-se que um homem adulto possua cerca de 80 órgãos (contando os pares).

Nomes dos ossos do ouvido
É no ouvido que está localizado o menor osso do corpo humano. São seis ossos, sendo bigorna (2), martelo (2) e estribo (2). E é esse último o menor osso do corpo, medindo apenas 0,25 centímetros.

São órgãos do corpo humano: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, laringe, pulmões, coração, vasos sanguíneos, rins, bexiga, ovários, útero, testículo, pênis, pele, cérebro e medula espinhal. Os órgãos desempenham funções específicas no nosso organismo.

Nariz e orelhas nunca param de crescer. O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo torna-se adulto. Daí porque o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem.

O neurocrânio é a parte do crânio que envolve o encéfalo e as meninges cranianas, sendo formado por 8 ossos: frontal, parietais (2), occipital, temporais (2), etmoide e esfenoide.

O estômago situa-se no tubo digestivo, logo abaixo do diafragma, entre o esôfago e o duodeno, no lado superior esquerdo do abdômen.

Os órgãos internos são: vagina, ovários, trompas de Falópio e útero (ou tubas). Os órgãos externos são: monte de Vênus (monte púbico) e vulva, que engloba os grandes lábios, os pequenos lábios e o clitóris. O sistema reprodutor feminino, além de produzir os hormônios sexuais e óvulos, é onde se dá a fecundação.

pulmão

O pulmão é o quarto maior órgão. A função deles é facilitar o processo de respiração, ajudando as pessoas a respirar o oxigênio e exalar óxido de carbono. Os 2 pulmões podem armazenar até 5 litros de ar dentro de seus limites e pesam, numa pessoa adulta, 700g, O quinto lugar pertence ao coração.

Apesar de a maioria das pessoas achar estranho quando se fala da pele como um órgão, é exatamente esta a função que ela desempenha. Isto porque a pele é uma estrutura orgânica formada por células que compõem os tecidos que, por sua vez, formam os órgãos que são dotados de funções específicas.

Apoia-se sobre o diafragma e se situa sob o esterno (osso do tórax), no interior do mediastino (linha média da cavidade torácica) e entre os dois pulmões.

Osso lacrimal
Osso lacrimal em verde, dentro da órbita ocular.
Latimos lacrimale

COMPARTILHAR. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue em seu organismo. Em cada doação, podem ser coletados entre 420ml e 470ml de sangue, além de 25ml a 30ml para os exames laboratoriais.

Um adulto tem 206 ossos, um recém-nascido tem aproximadamente 305. A explicação? O esqueleto de um bebé é praticamente constituído por cartilagem, com o crescimento essa cartilagem torna-se osso através de um processo chamado de ossificação. Os ossos fundem-se e formam um só osso.

Embora cada órgão tenha uma função específica, todos trabalham como uma orquestra, na qual o cérebro é o maestro. Isso ocorre porque o cérebro é o responsável por enviar comandos as outros órgãos e, assim, todos atuam juntos.