Qual é o tempo verbal da palavra jogarão?

Perguntado por: rpires . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

jogar - verbo

Indicativo
PresentePretérito imperfeitoFuturo imperfeito
jogo jogas joga jogamos jogais jogamjogava jogavas jogava jogávamos jogáveis jogavamjogarei jogarás jogará jogaremos jogareis jogarão
Conjuntivo / SubjuntivoInfinitivo
PresentePretérito imperfeitojogar

Os tempos verbais indicam o momento da ação do verbo em relação ao momento em que se enuncia essa ação. Há três tempos verbais: presente (durante o ato da fala), pretérito (passado, antes do ato da fala) e futuro (após o ato da fala). Os modos verbais indicam como a ação do verbo pode se realizar.

Os tempos verbais indicam o momento em que ocorre essa ação.

  1. Ação no passado (pretérito): ocorreu antes do momento da fala.
  2. Ação no presente: ocorre no momento da fala.
  3. Ação no futuro: ocorrerá depois do momento da fala.
  1. Presente (Subjuntivo) eu. jogue. tu. jogues. ...
  2. Pretérito Imperfeito (Subjuntivo) eu. jogasse. jogasses. jogasse. ...
  3. Futuro (Subjuntivo) eu. jogar. jogares. jogar. ...
  4. Futuro (composto) (Subjuntivo) eu. tiver jogado. tiveres jogado. tiver jogado. ...
  5. Pretérito Mais-Que-Perfeito (composto) (Subjuntivo) eu. tivesse jogado. tivesses jogado.

A formação do futuro do presente é bem simples. Sua morfologia combina o verbo no infinitivo seguindo a terminação adequada à pessoa agente da oração. No exemplo a seguir é possível ver como formar o verbo no tempo verbal em questão: Exemplo: estudar > 1ª pessoa do singular: estudar+ei = eu estudarei.

Indicativo

  1. Presente. eu. jogo. jogas. joga. jogamos. jogais. jogam.
  2. Pretérito Perfeito. eu. joguei. jogaste. jogou. jogámos. jogastes. jogaram.
  3. Pretérito Imperfeito. eu. jogava. jogavas. jogava. jogávamos. jogáveis. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. jogara. jogaras. jogara. jogáramos. jogáreis. ...
  5. Futuro. eu. jogarei. jogarás. jogará jogaremos. jogareis.

O futuro do pretérito é um tempo verbal conjugado no modo indicativo. Sua formação pode ser simples e composta. Ele expressa incerteza, surpresa e indignação, sendo utilizado para se referir a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado.

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento.

Agora vamos entender o tempo verbal futuro. Ele indica que uma ação ainda será realizada. Ele é dividido em: Futuro do pretérito simples: indica que alguma coisa pode acontecer depois de um fato passado.

A palavra passado é uma flexão verbal do verbo passar.

Tempo presente: exprime um fato que ocorre no momento da fala. Ex.: Estou fazendo exercícios diariamente.

Os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

O pretérito indica passado. No modo indicativo, ele é usado para situações acabadas, para situações inacabadas ou para situações anteriores a outras já passadas. Assim, existem três tipos de pretérito: pretérito perfeito, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito.

Conjugar um verbo significa mudar as desinências da palavra para conseguir indicar suas variações (de número, pessoa, tempo e modo) e dar coerência à fala ou texto. Com essa definição, fica fácil concluir que todo mundo que fala português já sabe como conjugar corretamente, certo?

Os modos verbais são as diferentes maneiras que um fato pode se realizar. Os modos dos verbos são o Indicativo (indica um fato certo, concreto), o Subjuntivo (indica um fato duvidoso, hipotético) e o Imperativo (indica uma ordem, proibição, pedido). Já o tempo verbal está relacionado ao momento em que ocorre a ação.

Ele está jogando, elas estão jogando, nós estamos jogando. Essa facilidade tem incentivado seu uso através de locuções verbais em substituição a formas conjugadas. Eles jogariam, ela jogara, nós jogaremos.

Futuro do presente simples: faz referência a algo que deve ocorrer em um futuro próximo ao momento da fala. Exemplo: Luana viajará amanhã. 3.4. Futuro do presente composto: expressa um fato que deve ocorrer após o momento da fala, mas concluído antes de outro fato futuro.

Se a ação ocorre antes da fala, o verbo está no passado (ou pretérito); se acontece no momento da enunciação, está no presente; e se transcorre num momento posterior ao da fala, está no futuro.

Jogaram vem do verbo jogar. O mesmo que: samparam, arremessaram, atiraram, brincaram, arriscaram, aventuraram, apostaram.

brincar

  1. Presente. eu. brinco. brincas. brinca. brincamos. brincais. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. brinquei. brincaste. brincou. brincámos. brincastes. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. brincava. brincavas. brincava. brincávamos. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. brincara. brincaras. brincara. brincáramos. ...
  5. Futuro. eu. brincarei. brincarás. brincará brincaremos.

Como vemos, a principal diferença entre estes dois tempos do modo indicativo é a seguinte: O pretérito perfeito indica uma acção passada, inteiramente concluída. O pretérito imperfeito indica uma acção passada mas que continua.