Qual é o tempo verbal da frase Marisa acordou cedo?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Pretérito perfeito do Indicativo. C – Damião estudará a lição. D – Marisa acordou cedo. E – Os meninos jogarão basquete.

I – Eu vendi minha bicicleta. Pretérito perfeito do Indicativo.

Os tempos verbais derivados mais comuns na língua portuguesa são o presente do indicativo, o pretérito perfeito do indicativo, o futuro do presente, entre outros. Esses tempos verbais derivados são utilizados para marcar ações no passado, no presente e no futuro.

Pretérito perfeito é um tempo verbal que expressa ações no passado. Ele pode ser simples, quando faz referência a uma ação já concluída, e composto, quando aponta um fato passado que se prolonga até o presente (modo indicativo) ou uma ação passada, mas duvidosa (modo subjuntivo).

Tempo presente: exprime um fato que ocorre no momento da fala. Ex.: Estou fazendo exercícios diariamente.

Verbos de ação são aqueles que enunciam as ações relatadas no texto (cortar, lutar, transportar, pagar, extrair, morar, trazer, etc.). Vejamos um exemplo: MODERNA.

O MODO VERBAL caracteriza as várias maneiras como podemos utilizar o verbo, dependendo da significação que pretendemos dar a ele. Rigorosamente, são três os modos verbais: INDICATIVO, SUBJUNTIVO e IMPERATIVO. Porém, alguns gramáticos incluem, também como modos verbais, o PARTICÍPIO, o GERÚNDIO e o INFINITIVO.

levantar

  1. Presente. eu. levanto. levantas. levanta. levantamos. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. levantei. levantaste. levantou. levantámos. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. levantava. levantavas. levantava. levantávamos. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. levantara. levantaras. levantara. levantáramos. ...
  5. Futuro. eu. levantarei. levantarás. levantará levantaremos.

A – Papai gosta de verdura. Presente do Indicativo.

Resposta verificada por especialistas
Os verbos identificados nessas frases são: a) caiu.

Explicação: verbo entrar e falar.

Pretérito Perfeito (simples) - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Por exemplo: Ele estudou as lições ontem à noite. Pretérito Perfeito (composto) - Expressa um fato que teve início no passado e que pode se prolongar até o momento atual.

Existem três conjugações principais: a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.

Para falar de acontecimentos que poderiam ter acontecido no passado, mas que não se concretizaram, utiliza-se a forma composta do futuro do pretérito. O futuro do pretérito composto forma-se com o verbo auxiliar “ter” no futuro do pretérito, seguido do particípio passado do verbo principal.