Qual é o tempo de vida de uma cobra?

Perguntado por: ljordao . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Entretanto, de maneira geral, é possível dizer que o tempo de vida da cobra é de 15 a 30 anos.

14 horas

Ela dorme no máximo 14 horas por dia. Não é de se espantar uma preguiça que durma só 9 horas diárias. De hábitos solitários, a preguiça tem, como defesa, sua camuflagem e suas garras. Como melhorar a qualidade de vida das cobras.

20 anos

Produz de 8 a 50 filhotes por ninhada. São animais carnívoros, mas quase não gastam energia, podendo ficar vários dias sem comer. São considerados animais pacíficos, pois não são venenosas e não atacam o homem. As jibóias vivem aproximadamente 20 anos.

Qual é a cobra mais mansa? No nosso país existem duas subespécies: Boa constrictor e Boa constrictor amarali. A primeira é mais calma, mais mansa e de hábitos mais pacíficos. É mais encontrada na Região Amazônica e no Nordeste.

hondurensis

A mais popular e mais calma delas é a subespécie hondurensis. Bastante arisca enquanto jovens, tendem a se acalmar com a idade e com aumento de confiança com o dono. Não atacam prontamente, porém, são mais reativas do que outras espécies.

Jararacas vivem em média nove ou dez anos. Cascavéis podem chegar a 15 anos em média.

A gestação dura de quatro a cinco meses e uma fêmea pode gerar de 6 a 22 filhotes numa mesma ninhada.

Oxyuranus microlepidotus

Taipan-ocidental: a cobra mais venenosa do mundo
Seguindo essa lógica, a cobra mais venenosa do mundo, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NLM, na sigla em inglês), conhecida como taipan-do-interior, ou taipan-ocidental (Oxyuranus microlepidotus), é natural do país continental.

De forma geral, as cobras podem se alimentar em um intervalo de uma semana, 15 em 15 dias ou até mesmo apenas uma vez ao mês. Essa frequência mais espaçada pode ser superbenéfica para tutores que não passam muito tempo em casa para alimentar os bichinhos.

Elas não têm pálpebras por isso os olhos não se fecham como outros animais. Porém, acredita-se que elas durmam aproximadamente 18 horas por dia”, esclarece.

Alimentação. A maioria das cobras se alimenta uma vez por semana de animais pequenos, como ratinhos, camundongos, coelhos ou aves.

píton-real

Fêmea de píton-real
Viva desde 1953, a píton-real do zoológico de St. Louis, Missouri, é a cobra mais antiga já registrada, com cerca de 63 anos "nas costas".

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo. Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno.

Píton-reticulada

O cinema alimentou a ... A Píton-reticulada é a maior cobra do mundo em comprimento, chegando a medir até 10 metros, segundo o Guinness World Records. Vivendo no sul e sudeste asiático, por ser uma nadadora nata, colonizou vária ilhas em regiões próximas.