Qual é o tempo de vida de um tênis?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

A durabilidade de 500km é apenas um padrão que foi calculado levando em conta que o atleta corra entre 4 e 6 vezes por semana e que conserve o tênis adequadamente. Funciona como uma baliza para os consumidores. Entratanto, naturalmente, há calçados que duram mais do que 500km (já vi casos que chegaram a durar 840km).

Existe um consenso entre a maioria das marcas de que a durabilidade dos calçados esportivos é de 600 km de uso na corrida ou caminhada. No entanto, essa medição não é confiável, já que são muitos os fatores que influenciam o momento de aposentar seu tênis.

Tênis com Solados de Borracha Oferecem Mais Segurança
Um solado duro vai anular toda a comodidade do tênis. Caso não tenha uma boa aderência, não conseguirá evitar acidentes como escorregões. Por isso, um dos melhores materiais é a borracha, antiderrapante e com uma ótima estabilidade nos mais variados tipos de piso.

O Olympikus Rastro é o tênis ideal para quem busca conforto e maior performance nas suas corridas. O seu cabedal é confeccionado em tecido de dupla camada com tecnologia OXIBREATH 2.0, para alta performance, com aberturas localizadas em pontos estratégicos para maior respirabilidade e conforto.

A durabilidade de 500km é apenas um padrão que foi calculado levando em conta que o atleta corra entre 4 e 6 vezes por semana e que conserve o tênis adequadamente. Funciona como uma baliza para os consumidores. Entratanto, naturalmente, há calçados que duram mais do que 500km (já vi casos que chegaram a durar 840km).

"Após correr em solo úmido, ou em dias de chuva, é importante secar totalmente o tênis, inclusive as solas. Para acelerar esse processo vale colocá-los perto de uma fonte de calor, mais não em uma secadora, que desgasta demais as fibras do tecido", explica o Ivaldo Larentis.

Utilizar o mesmo par de sapatos todos os dias, por muitas horas, é o mesmo que caminhar pela grama molhada, neve ou poça d'água — o grau de umidade é bastante semelhante. O ambiente escuro e aquoso é ideal para a proliferação de fungos e bactérias, que podem provocar de simples micoses e frieiras até infecções graves.

O ideal seria 3 vezes por semana no mínimo, não apenas com aulas, mas jogando partidas para treinar situações e bolas diferentes.

De acordo com a dermatologista Kaliandra Cainelli, o uso de sapatos fechados por várias horas é um dos fatores que facilita a fragilização das unhas dos pés. “O sapato fechado favorece a ocorrência de microtraumas que prejudicam a estrutura da unha e facilitam sua quebra”, explica a médica.

Sim, é verdade. Todo tênis precisa de 48hrs de descanso entre um treino e outro. E porque disso? Nosso tênis tem um sistema de amortecimento, tecnologia e mil e uma coisas a mais, que depois de submetido a um esforço, como as corridas de rua ou os treinos, precisam se “reestabelecer” para o próximo exercício.

Se quiser ajuda para fazer a sua escolha, aproveite as dicas que listamos a seguir!

  1. Busque marcas conhecidas e de credibilidade. ...
  2. Confira o material do calçado. ...
  3. Analise o tipo do solado. ...
  4. Considere o formato do seu pé e o tipo de pisada. ...
  5. Leve em conta o local onde você usará o calçado. ...
  6. Entenda as características do seu corpo.

Atente-se à sola
Essa é uma das partes mais importantes para quem busca uma opção de tênis robusto e resistente. A maioria dos tênis têm solas de borracha, porém, a robustez dessas solas pode variar. Via de regra, quanto mais robusta elas forem, mais resistente serão.

A “Linha de Tênis Premium” é a categoria de calçados que possuem acabamento refinado e exclusivo. Ideal para quem exige qualidade superior. Aproveite, é por tempo limitado!

O tênis ajuda a absorver o impacto da caminhada. Descalça, é possível exercitar a musculatura intrínseca, que é a planta dos pés. Para quem tem mais problemas com o impacto, como dores articulares, é melhor investir em um calçado. O que não pode é ir de chinelo, já que não dá segurança para os pés.

Como a maior parte dos sapatos é feita de pano ou fibras têxteis, quase todo tipo de tênis pode ir na máquina de lavar. Porém, alguns modelos de couro ou detalhes em palha, por exemplo, precisam ser limpos com mais cuidado, sendo recomendado apenas o uso de um pano úmido e água morna.

R$ 269 mil
O primeiro da lista é o Nike Dunk Low SB Paris e é o tênis mais caro do mundo em 2022.

5 Tênis mais confortáveis para caminhadas longas:

  • Mizuno Wave Sky.
  • Asics Gel Kayano.
  • New Balance 1080.
  • Asics Gel Nimbus.
  • Nike Zoom Vomero.

Pés são importantes
Para puxar ferro, por sua vez, não há, de acordo com os profissionais entrevistados, qualquer contraindicação para o uso de tênis Converse ou Vans. “Na musculação, não tem muitas diferenças no calçado, então não há problema em utilizar um tênis comum do dia a dia”, diz Guilherme.