Qual é o tema principal das obras barrocas?

Perguntado por: ralencastro2 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 11 votos

Ainda em relação à temática predominante no barroco, observa-se em muitas obras a expressão de uma visão trágica da vida, resultante do conflito entre fé e razão, ou seja, entre os preceitos do cristianismo (os quais tiveram hegemonia principalmente durante a Idade Média) e a racionalidade difundida como a fonte para ...

A pintura barroca retratava as cenas com realidade e dramaticidade. O movimento se espalhou por vários países, chegando ao Brasil no período da colonização. Se desenvolveu em várias regiões criando características próprias, mas sem perder a inspiração na arte original.

O barroco no Brasil (1601-1768) foi marcado pela temática religiosa, presente em obras de artistas como o escritor Padre António Vieira e o escultor Aleijadinho. O barroco no Brasil ocorreu entre 1601 e 1768, e sofreu influência das medidas da Contrarreforma Católica, ocorrida na Europa.

De forma semelhante à arte do renascimento, o barroco também se dedicou a temas tanto da cultura clássica (grega e romana) quanto da cultura cristã. Entretanto, os temas sacros tiveram maior relevância dentro da arte barroca, em especial no Brasil do século XVIII.

São elas:

  • A religiosidade e a fé: Em todas as manifestações barrocas você vai identificar a religião como base da obra.
  • O realismo: Como característica única, ao obras barrocas são baseadas no real, envolvendo aspectos do eu e do mundo.
  • A grandeza: ...
  • A sensualidade. ...
  • Emoção e encenação. ...
  • Valorização das luzes e sombras.

As principais características do Barroco
Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.

A arquitetura barroca integrava o movimento de contrarreforma da Igreja Católica na arte. Entre os objetivos do movimento estava o transporte do observador para a cena demonstrada. É por isso que a arquitetura barroca é observada principalmente em igrejas, catedrais e monastérios.

As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.

Por ter se iniciado na Itália, o estilo barroco está fortemente associado à cultura desse país. De forma geral, a pintura italiana desse período prezava por uma composição baseada na distribuição diagonal do elementos e cenas com grandes contrastes de claro-escuro, o que valorizava o caráter sentimental.

O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.

  • Caravaggio
  • Gian Lorenzo Bernini
  • Rembrandt
  • Aleijadinho
  • Peter Paul Rubens
  • Diego Velázquez

Principais autores e obras do Barroco no Brasil

  1. Bento Teixeira (1561-1618) ...
  2. Gregório de Matos (1633-1696) ...
  3. Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711) ...
  4. Frei Vicente de Salvador (1564-1636) ...
  5. Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica (1704-1768)

O Barroco originou-se na Itália, e as características que exporemos a seguir derivam principalmente do estilo que lá se desenvolveu plenamente em meados do século XVII.

Assim, o homem barroco tende a racionalizar a fé, a se valer de argumentos racionais na busca da salvação, manipulando, por meio dos recursos da lógica, os dogmas religiosos e as metáforas bíblicas na busca do perdão divino.

No barroco literário os dois estilos empregados foram: o "cultismo" e o "conceptismo". Eles correspondem respectivamente, ao "jogo de palavras" e ao "jogo de ideias". Os principais autores do barroco literário são: Gregório de Matos (1636- 1695)

A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais, pelo jogo de luz, sombra e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e roupas esvoaçantes. Na Itália, destacou-se o trabalho de Bernini.