Qual é o tema central do livro A Moreninha?

Perguntado por: iaragao9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Com uma linguagem simples, e muitas vezes coloquial, o tema do amor idealizado e puro é central na trama. A obra retrata os costumes da alta sociedade do Rio de Janeiro em meados do século XIX.

Augusto

A Moreninha é o marco inicial do romance romântico no Brasil. A análise aborda os elementos estruturais da narrativa: enredo, personagens, narrador, tempo e linguagem. O título do livro foi dado por Augusto em homenagem a sua amada Carolina, protagonista da história.

A história se passa e dois lugares: na cidade do Rio de Janeiro, representando a vida urbana e social, e na ilha onde mora D. Ana, simbolizando o paraíso de amor.

O Mulato é uma obra com forte crítica social. Por meio de seus personagens estereotipados, Aluísio de Azevedo aborda temas como o preconceito racial, a escravidão, a hipocrisia do clero e ainda o provincianismo.

Introdução: Ainda as mulheres no século XXI são submissas ao seus companheiros e por vezes sofrem violações dos seus direitos humanos. As motivações são variadas ligadas a fragilidade e ao preconceito. Quando a mulher tem filhos, se torna mais difícil ainda uma vida digna.

A linguagem usada por Joaquim Manuel de Macedo é simples, ágil e coloquial. O autor incorpora, em sua narrativa, ditos populares da sua época. Além disso, ele atira o leitor para o centro da ação, em uma construção quase metalinguística.

d. violante : ela é meio abandonada , sra amiga de d. ana , ela é meio incoviniente e ja chateou augusto com suaa lamentações .

O livro denuncia a injustiça social e o preconceito vivido pelos negros e mestiços naquela região do Brasil. Convém sublinhar que, apesar de ser filho de mãe escrava, Raimundo não apresentava propriamente traços físicos negros tendo fisionomia de branco, inclusive com olhos azuis.

O enredo de “O mulato” gira em torno de um amor impossível entre Ana Rosa e Raimundo. A história se passa na província do Maranhão, na segunda metade do século XIX. A região até então era considerada uma das mais atrasadas do ponto de vista dos costumes e crenças.

1 Entretanto, é em meio a esta trama que o romancista, em sua obra O Mulato, realiza críticas ao preconceito racial presente em São Luís, à imoralidade e posição inerte do clero católico frente a esse contexto, as relações sociais de clientelismo e mandonismo local, entre outros.

Mulato é um termo que designa a pessoa que é descendente de negros africanos e brancos europeus. Inicialmente o termo era também aplicado para designar mestiços. Mulatos podem apresentar os mais variados perfis fenotípicos e culturais.

Ficção

Ficção é o termo usado para designar uma narrativa imaginária, irreal, ou para redefinir obras criadas a partir da imaginação. Em contraste, a não-ficção reivindica ser uma narrativa factual sobre a realidade. Obras ficcionais podem ser parcialmente baseadas em fatos, mas sempre contêm algum conteúdo imaginário.

Embora a narrativa seja em terceira pessoa e ele divida espaço com outros personagens a sua volta, o mote do romance é demonstrar o racismo incrustado nas bases da sociedade. Já no caso de Isaías, temos não só o personagem mulato como protagonista, mas também função nobre de escritor em texto autobiográfico.

Entre outros aspectos, O Mulato foi um livro publicado em meio à forte campanha a favor da abolição da escravatura, outro fator que aumentou o escândalo causado pela obra naquela época. Um grande mérito do livro é a análise da posição do mestiço na sociedade do Maranhão e os ataques ao preconceito contra os negros.

Contexto histórico do naturalismo
O naturalismo surgiu na Europa, no século XIX. O marco de fundação dessa nova estética foi a publicação do livro A origem das espécies, de Charles Darwin. Esse livro provocou polêmica, pois contrariava o pensamento que vinha sendo defendido até então, ou seja, o criacionismo.

O Naturalismo é um estilo de época surgido na segunda metade do século XIX, na Europa. Suas principais características são o determinismo e a zoomorfização, elementos que o diferenciam do Realismo. Porém, ambos os estilos apresentam linguagem objetiva, crítica social e falta de idealizações.

A história é narrada na 3ª pessoa. É o narrador quem “mostra” ou “conta” os fatos, tanto do presente, como do passado. Ele conhece e domina todos os acontecimentos e todos os pensamentos das personagens.

A miscigenação entre brancos e negros originou os povos chamados de mulatos. Já da mistura entre índios e brancos surgiram os mamelucos, considerados como os primeiros brasileiros no período após o descobrimento. Já a miscigenação entre índios e negros deu origem aos cafuzos.

Desesperado, José Pedro carrega o filho e leva-o para a casa do irmão, em São Luís. De volta à fazenda, imaginando Quitéria ainda refugiada na casa da mãe, José Pedro ouve vozes em seu quarto. Invadindo-o, o fazendeiro surpreende Quitéria e o então Padre Diogo em pleno adultério.

Caboclo, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro. Pode, também, ser sinônimo de caipira. Segundo o Dicionário Aurélio, "caboclo" procede do tupi kari'boka, que significa "procedente do branco".

Significado de Mulato
substantivo masculino [Pejorativo] Pessoa cuja ascendência provém da mistura entre brancos e negros; quem tem o pai negro e a mãe branca, ou vice-versa.