Qual é o tanque mais poderoso do Brasil?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

M60 (tanque)

M60 Patton
SuspensãoBarra de torção
Capacidade de combustível1.457 l
Alcance operacional (veículo)311 mi (501 km)
Velocidade48 km/h estrada e 30 km/h terreno irregular

O maior tanque de combustível de um carro à venda no Brasil pertence às picapes RAM 2500 e 3500. São, ao todo, 117 litros de diesel de capacidade.

Segundo a Global Firepower, eram 360 000 militares na ativa (ready-to-fight) em 2022 e segundo a mesma o Brasil ocupa a nona posição de 10º potência militar mundial (posição contestada por outras fontes que classificam o Brasil em 35º).

Eles são os chamados tanques principais de combate. Os principais aqui no Brasil são os modelos Leopard 1, de fabricação alemã, e M60 A3, feito nos EUA. Entretanto, não foi especificado a quantidade de cada um.

O Brasil possui pouco mais de 120 aviões de caça e ataque atualmente, desde modelos mais antigos até o mais recente, o F-39 Gripen.

O fuzil T4, por sua vez, é a arma mais arrojada e que possui maior poder de fogo dentre as demais.

Brasil em números

  • 439 tanques.
  • 1.958 veículos blindados.
  • 136 veículo de artilharia com propulsão própria.
  • 536 itens de artilharia rebocáveis.
  • 78 veículos com lançadores de mísseis.

O míssil tático de cruzeiro MTC, fabricado pela Avibras Aeroespacial, assumiu seu protagonismo como o mais importante armamento do arsenal do Exército Brasileiro, segundo o novo vídeo institucional da Força Terrestre lançado no último fim de semana.

Há, entretanto, alguns exemplos de ações típicas que seriam adotadas pelo Brasil, em caso de guerra: restrição do pleno exercício dos direitos de assossiação, imprensa e expressão, a passagem do controle das comunicações nacionais para as Forças Armadas, a impossibilidade da recusa de convocação para a guerra, e, a ...

No AR em 19/09/2022 - 21:30
Com números de dimensões continentais, o Exército Brasileiro tem, atualmente, o maior efetivo entre os exércitos da América Latina, com aproximadamente 360 mil soldados e uma reserva mobilizável que conta com cerca de 1,34 milhão.

Este ranking é definido pelo Global Firepower, um portal analítico de 145 forças militares ao redor do mundo baseado em dados como quantidade de soldados, reservistas, força aérea, equipamentos, orçamento anual militar, entre outros. Em 2023, o Brasil se encontra na 12º posição entre os exércitos mais fortes do mundo.

Motorizada, Blindada, Paraquedista, Leve (Aeromóvel), de Selva, de Montanha, de Caatinga, de Polícia do Exército, de Guarda. São adestradas para combater em diversos tipos de terreno, em qualquer parte do território nacional.

Em setembro de 2021, a Marinha do Brasil contava com um total de 90 navios.

As melhores e mais conhecidas Forças Especiais do Brasil são: o Comando Anfíbios (COMANF) do corpo de Fuzileiros Navais, ministrado pela Marinha do Brasil; Forças Especiais do Exército Brasileiro, que atuam fortemente em missões no exterior; e o Batalhão de Forças Especiais do Rio de Janeiro, o BOPE.