Qual é o tanque de guerra mais poderoso do mundo?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos
Landkreuzer P. 1000 Ratte
Comprimento114,83 ft (35 m)
Largura45,93 ft (14 m)
Altura36,09 ft (11 m)
Tripulação20+ possibilidade de 41

M1 Abrams. Considerado o principal tanque dos Estados Unidos, esse tipo de veículo altamente tecnológico é equipado com um canhão de 120 milímetros, projetado para destruir outros tanques.

A Rússia é líder disparada na quantidade de tanques de guerra, segundo índices da Global Firepower Index, empresa norte-americana especializada em estatísticas militares de mais de 140 países. Ela possui ainda cerca de 60.000 veículos militares.

Estados Unidos da América
Para você ter uma ideia, o país investe 760 bilhões de dólares no exército, enquanto que a China, o segundo país que mais investe, possui um orçamento de 230 bilhões. Os Estados Unidos também possuem a tecnologia mais avançada para combates e defesa atualmente.

Ao todo, o Exército chinês é composto de mais de 2 milhões de integrantes dentre o 1,4 bilhão de habitantes do país. A China tem o maior Exército do mundo em números absolutos.

O Brasil possui pouco mais de 120 aviões de caça e ataque atualmente, desde modelos mais antigos até o mais recente, o F-39 Gripen.

O Brasil está bem mais para baixo, com 439 tanques de guerra, e é o 33º colocado na tabela. A página não especifica quais são os tanques que o Brasil tem. Porém, em agosto de 2021, durante um desfile militar com o presidente Jair Bolsonaro, havia um tanque SK-105 Kürassier, que é austríaco.

O tanque T-72 russo custa US$ 4,4 milhões.

País que não tem exército: Vaticano - O menor país do mundo é o Vaticano e lá, como já era de se esperar, não tem um exército.

A política liberal dos EUA sobre o porte de armas coloca o país no topo do ranking em termos absolutos e proporcionais. Ranking numérico: EUA: 393.300.000. Índia: 71.100.000.

A força militar do Exército Brasileiro ocupa a 10ª posição de destaque, em 2022, segundo dados levantados pelo site internacional Global Fire Power, em relação a 142 países. O ranking, baseado em um indicador exclusivo do portal (o PowerIndex, ou 'PwrIndx'), classifica os efetivos militares ativos disponíveis por país.

"A aliança da Otan é mais forte e a Rússia é mais fraca devido ao que (o presidente russo Vladimir) Putin fez", disse Harris, enquanto seu anfitrião, o presidente Andrzej Duda, denunciou a invasão das forças russas, que descreveu como "barbárie com características de genocídio ".

Quando se diz que a Rússia é uma potência, no cenário internacional, é pelo poderio militar – não pelo tamanho da economia. O país tem um dos maiores arsenais do planeta. Uma herança da antiga União Soviética.

Há, entretanto, alguns exemplos de ações típicas que seriam adotadas pelo Brasil, em caso de guerra: restrição do pleno exercício dos direitos de assossiação, imprensa e expressão, a passagem do controle das comunicações nacionais para as Forças Armadas, a impossibilidade da recusa de convocação para a guerra, e, a ...

Segundo o IISS (Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, de Londres, na sigla em inglês), referência no assunto, a frota ativa russa antes da guerra era de 3.387 tanques modernos ou modernizados.

No Brasil, há 370 mil militares na ativa em 2022, enquanto o Ministério da Defesa abriga 1,5 mil servidores civis.

Atualmente os Estados Unidos são considerados a principal potência do mundo, mas essa condição alcançada não ocorreu repentinamente, foram necessários vários fatores para que este se consolidasse como uma das nações mais importantes do planeta.