Qual é o tamanho normal DBP?

Perguntado por: ainfante . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

DBP: 90,0 MM.

Os seguintes parâmetros foram analisados: diâmetro biparietal (DBP), circunferência cefálica (CC) e abdominal (CA), assim como comprimento do fêmur (CF) e diâmetro transverso do cerebelo (DTC).

A displasia broncopulmonar é um distúrbio pulmonar crônico em recém-nascidos causado pelo uso prolongado de um ventilador.

Quando o tamanho da cabeça preocupa? Nos bebês nascidos a partir da 37ª semana gestacional, o perímetro cefálico pode variar de 33 a 35 cm. Só passa a ser estatisticamente anormal se ultrapassar 36 cm nas meninas e 37 cm nos meninos.

O Ministério da Saúde passa a adotar, a partir desta quarta-feira (09), novos parâmetros para medir o perímetro cefálico e identificar casos suspeitos de bebês com microcefalia. Para menino, a medida será igual ou inferior a 31,9 cm e, para menina, igual ou inferior a 31,5 cm.

Um formato normal de cabeça para os pequenos é aquele que tem a região posterior (de trás) arredondada e ambos os lados simétricos.

Um dos exames mais efetivos para a descoberta de irregularidades na formação da caixa craniana do bebê, quando ele ainda está na barriga da mãe, é a ultrassonografia de rotina, realizada diversas vezes ao longo do pré-natal. Acompanhar o tamanho da cabeça não é importante apenas durante a gravidez.

Informações e Referência da Biometria Fetal DBP. O diâmetro biparietal (DBP)3 é a medida da cabeça do bebê. Essa medida indica a distância entre os ossos que formam a lateral da cabecinha (ossos parietais) e é uma das mais importantes referências na avaliação do desenvolvimento fetal durante a gestação.

O DBP foi medido a partir da superfície externa da tábua do crânio mais próxima ao transdutor até a margem interna das tábuas craniana oposta.

Uma maneira simples de calcular o tamanho do bebê é multiplicar o tamanho do fêmur por 7. Outro método mais preciso, porém mais complexo seria multiplicar o comprimento do fêmur em milímetros por 0,59 e depois somar 6,18 para descobrir o comprimento fetal em centímetros.

Conforme as diretrizes de organizações nacionais, recomenda-se o uso do diâmetro biparietal (DBP) para avaliar a idade gestacional quando o comprimento cabeça-nádega é maior que 84 mm (14 semanas de gestação).

Para calcular o comprimento do seu bebê basta localizar no seu exame o tamanho do fêmur que o médico mediu durante o exame de ultrassom. O resultado poderá ser expresso em centímetros ou milímetros.

DOF: limites externos da calota craniana (borda óssea externa) nas regiões frontal e occipital, seguindo a linha média; DBP: maior distância entre os limites externos dos ossos parietais a 90o em relação ao DOF.

No pacote de biometria fetal, as medições disponíveis são o diâmetro biparietal (BPD), circunferência da cabeça (HC), circunferência abdominal (AC) e comprimento do fémur (FL).

A displasia broncopulmonar é uma doença pulmonar crônica do neonato, tipicamente causada por ventilação prolongada e é definida ainda mais pela idade da prematuridade e extensão da necessidade de suplementação de oxigênio.

CCN – Valores de Referência para Determinação da Idade Gestacional por meio da Medida do Comprimento Cabeça-Nádegas (CCN) O comprimento cabeça-nádegas (CCN) é a medida do comprimento de embriões e fetos humanos do topo da cabeça até a parte inferior das nádegas.

“Durante a gestação, o ultrassom morfológico fetal serve também para avaliar a translucência nucal (realizado entre 11 e 14 semanas) e pode sugerir a presença da síndrome, que só é confirmada pelos exames de amniocentese e amostragem das vilosidades coriônicas”, explica a doutora.

A microcefalia é diagnosticada quando o perímetro da cabeça é igual ou menor do que 32 cm (até este ano o Ministério da Saúde adotava 33 cm, mas a medida foi alterada de acordo com parâmetros da Organização Mundial da Saúde). Portanto, o esperado é que bebês tenham pelo menos 34 cm.

Sintomas da macrocefalia
O principal deles é o PC fora do normal, ou seja, a circunferência do crânio do bebê ser muito maior, resultado numa cabeça avantajada. Mas, para além desse potente sintoma, os paciente com macrocefalia pode sentir/possuir: Atraso neuropsicomotor e social. Descoordenação de movimentos.

Durante a gravidez, a microcefalia pode ser diagnosticada através de ultrassom (que mostra imagens do corpo do bebê). Para diagnosticar microcefalia durante a gravidez, o teste de ultrassom deve ser feito a partir do segundo trimestre e até o começo do terceiro trimestre.

O exame neurológico era normal, exceto pela macrocefalia com perímetro cefálico de 50,5cm (>P97, Figura 1). Não havia alteração tegumentar.