Qual é o tamanho do baço normal?

Perguntado por: tmendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Com cerca de 13 centímetros, este órgão pode ser comparado a uma esponja, que retém as células mortas ou doentes que estão na circulação de sangue. Ele funciona como um filtro, que seleciona, prende e destrói aqueles glóbulos vermelhos (hemácias) que não têm mais utilidade.

Como o baço, ao se hipertrofiar, pode assumir formatos diferentes, elegemos para este cálculo a fórmula da elipse, que permite estimar o volume de órgãos com formato irregular(22). A média do volume esplênico foi de 164,3 ± 62,9 cm³.

As principais manifestações físicas do aumento de baço são as dores na parte superior da cavidade abdominal, além de anemia, fadiga, maior vulnerabilidade a infecções, soluços e incapacidade de comer grandes porções.

Baço aumentado é perigoso
No caso da esplenomegalia reacional, a tendência é que o baço retorne ao tamanho normal depois que a infecção for combatida. Então, ela não é considerada perigosa. Mas quando está relacionado a alguma doença maligna, o aumento pode ser preocupante.

O aumento de volume do baço é potencialmente perigoso, pois pode acarretar ou ser causa de problemas hematológicos. Dessa forma, em alguns casos desse quadro, a solução pode ser a retirada cirúrgica desse órgão. Quando ocorre o aumento do baço, geralmente não são sentidas dores fortes na região onde ele se encontra.

Dor ou desconforto no local onde o baço está localizado, ou seja, na parte superior esquerda da barriga; a dor pode irradiar para o ombro esquerdo. Pela localização próxima ao estômago, o paciente pode ter a sensação de estar cheio sem ter se alimentado ou após comer pouco. Perda do apetite e perda de peso.

Após a cirurgia, algumas pessoas ficam em dúvida se é possível ter uma vida normal sem o baço. E a resposta é sim, é possível viver normalmente sem ele. Porém, é necessário ter em mente que a capacidade do organismo em combater infecções, será menor.

O exame tem como objetivo analisar fígado e baço em busca de hemorragias, nódulos e alterações de funcionamento.

É importante lembrar que o tratamento para a esplenomegalia — nome dado ao baço aumentado — quando a situação não é muito complicada, pode ser feito com o uso de antibióticos, como no caso de uma infecção.

(Esplenomegalia)
Um baço aumentado não é uma doença por si só, mas o resultado de um distúrbio subjacente. Muitos distúrbios podem fazer com que o baço cresça. Muitos distúrbios, incluindo infecções, anemias e cânceres, podem provocar esplenomegalia.

Uma das coisas que mais afeta a produção adequada de Qi pelo Baço é, sem dúvida, a alimentação. O consumo de alimentos industrializados, refinados, alimentos crus em excesso, excesso no consumo de laticínios, líquidos frios e bebidas geladas pode gerar umidade no organismo, afetando a produção adequada de Qi pelo Baço.

Baço inchado: 6 causas do problema

  • 1) Mielofibrose. Trata-se de uma doença caracterizada por uma alteração genética que provoca a fibrose da medula óssea, órgão responsável pela produção de células sanguíneas. ...
  • 2) Mononucleose. ...
  • 3) Talassemia. ...
  • 4) Sarcoidose. ...
  • 5) Doença de Chagas. ...
  • 6) Doença de Gaucher.

Opte por alimentos saudáveis e uma dieta equilibrada. Verduras folhosas e vegetais de raiz, como a batata-doce, são nutrientes extras para o órgão em questão. Cenouras, arroz, cevada, abóboras, maçãs, gengibre, alho e cardamomo são ótimas opções. Beba pouco líquido durante as refeições.

O médico hematologista estuda, faz diagnóstico e trata alterações e doenças do sangue e de órgãos, como a medula óssea, linfonodos (os gânglios linfáticos, espalhados pelo nosso corpo) e baço.

Continuar lendo Porque o baço adoece?