Qual é o tamanho de um quark?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Cada quark tem uma massa de 5 a 10 MeV (milhões de elétron-Volt, a unidade de massa das partículas atômicas), mas os três quarks de cada próton ou nêutron correspondem a apenas 5 milésimos da massa de cada uma dessas partículas.

Eles são, na verdade, formados por objetos ainda menores: têm núcleos compostos de prótons (partículas com carga positiva) e nêutrons (partículas sem carga), e ao redor desse núcleo flutuam elétrons (partículas com carga negativa).

A menor partícula de massa diferente de zero que conhecemos é o neutrino, disse Lincoln.

O quark down é mais pesado que o up, o que explica por que o próton é mais leve que o nêutron.

Até o momento já foram observados seis tipos de quarks, também chamados sabores, que são o quark u (up), o quark d (down), o quark s (strange), o quark c (charm), o quark b (bottom) e o quark t (top), [5].

Recapitulando, há seis léptons (elétron e neutrino do elétron, múon e neutrino do múon, tau e neutrino do tau) e seis quarks (up, down, estranho, charme, bottom e top), cada um tendo a antipartícula correspondente.

A menor coisa do mundo é uma partícula chamada quark. Mas, há diversos outros objetos, miniaturas, que de tão pequenos vão te surpreender.

As variedades de “cores” dos quarks são vermelho, verde e azul - que não tem nada a ver com o conceito usual de cor, e estão relacionadas ao que se denominou carga de cor. Leptons, diferente dos quarks, não possuem “cores”.

Quark {masculino}
requeijão {m.} queijo coalhado {m.}

Os glúons são responsáveis pela união dos quarks, que formam os prótons e os nêutrons.

Atualmente, diversas marcas brasileiras já comercializam o produto e é relativamente fácil encontrar onde comprar Queijo Quark. Contudo, ele é muito fácil de fazer, pois leva somente dois ingredientes. Assim, se você quiser, também poderá preparar a sua versão caseira dessa delícia.

Devido a um fenômeno conhecido como confinamento de cor, os quarks nunca são diretamente observados ou encontrados de forma isolada; eles podem ser encontrados apenas nos hádrons, como os bárions (categoria a que pertencem os prótons e os nêutrons), e os mésons.

Um elétron se comporta como uma onda e, quando recebe uma carga extra de energia, essa onda pode se dividir - isso significa que o elétron estará se decompondo em partes separadas.

Atualmente, consideramos que as partículas fundamentais são os seis quarks (up, down, estranho, charme, bottom e top), os três léptons carregados (elétron, múon e tau) e os três neutrinos associados aos léptons; vide quadro ao lado.

Mesmo havendo vários quarks e léptons, toda matéria do universo parece ser constituída dos dois quarks menos massivos (up e down) e também do lépton mais leve (elétron), além do elétron neutrino.

Mais uma peculiaridade dos quarks: eles têm cargas elétricas que são uma fração da carga do elétron ou do próton (+2/3 ou –1/ 3), pois só assim é possível explicar a carga elétrica dos bárions e dos mésons. Por exemplo, um próton é formado por dois quarks up (+2/3) e um down (-1/3).