Qual é o tamanho da letra para passar no exame de vista do Detran?

Perguntado por: icaldeira8 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.6 / 5 15 votos

Por outro lado, o grande “E” no topo da maioria dos gráficos de olho de Snellen corresponde à acuidade visual de 20/200. Se esse for o menor tamanho de letra que você puder discernir com suas melhores lentes corretivas diante dos seus olhos, você será considerado legalmente cego.

Categoria A e B – visão central igual ou maior que 50% e visão periférica de 60º nos dois olhos. Ou visão central de 66% e visão periférica de 120º no melhor olho; Categoria C, D e E – visão central igual, ou melhor que 66% e visão periférica de 120º em ambos os olhos.

Para determinar a acuidade visual para longe, o paciente é posicionado a uma distância de seis metros em relação à tabela de Snellen tradicional. Essa tabela tem as dimensões aproximadas de 50x25cm, sendo os optotipos impressos.

“Obrigatório o uso de lentes corretivas”, óculos ou lentes de contato, letra “A” “Vedado dirigir após o pôr do sol”, letra “U” “Obrigatório o uso de viseira protetora sem limitação de campo visual”, letra “V” (indicado para motociclistas que perderam a visão de um dos olhos com menos de 90 dias)

Visão 20/20 é considerada a visão "normal", o que significa que você pode ler a 20 pés (6 metros) as menores letras da tabela oftalmológica que uma pessoa com visão normal deveria ser capaz de ler.

Caso seja reprovado neste primeiro exame de vista realizado pelo Detran, você será orientado a remarcar uma nova sessão de exames, porém com um médico oftalmologista de sua confiança. Assim, ele irá confeccionar um laudo oftalmológico a partir de exames mais apurados e precisos.

§ 2º Considera-se baixa visão ou visão subnormal, quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20º no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10) e considera-se ...

De acordo com resolução 511/2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a letra A no espaço "Observações" faz referência à necessidade do condutor em usar lentes de contato ou óculos para dirigir. As letras B e Y, respectivamente, sinalizam o uso obrigatório de prótese auditiva e surdez.

Deixe a luz totalmente apagada para exercitar a visão noturna e também estimular a abertura da pupila. E se você tem uma diferença de mais 1,5 grau a 2 graus entre os dois olhos, use um tampão no olho mais forte (sempre no olho mais forte) para estimular o olho mais fraco.

O exame é feito por meio de equipamentos como o oftalmoscópio. Ele avalia as condições do fundo do olho por meio de uma lente especial, que aumenta a imagem várias vezes. Para ser mais preciso na avaliação, é necessário dilatar a pupila.

Sempre avaliar primeiro o olho direito, e depois o esquerdo. Iniciar o exame com os optotipos maiores (de cima para baixo), continuando a sequência de leitura até a fileira em que a pessoa consiga enxergar sem dificuldade. Sempre anotar os resultados do olho direito antes de iniciar a avaliação do olho esquerdo.

No teste padrão, é usada a Tabela de Snellen.
A pessoa deve conseguir ler a certa distância, o que determinará a sua acuidade visual. A tabela é marcada por dois números. O primeiro indica a distância em pés entre o quadro e o paciente. Já o segundo representa a fileira menor das letras que pode ser lida pelo paciente.

Por exemplo, uma acuidade visual de 20/100 significa que o olho testado vê a 20 metros de distância aquilo que um olho normal pode ver a 100 metros. Assim, quanto maior o denominador, menor a acuidade visual do olho testado. Acuidade visual 20/20 é a considerada normal.

Motorista habilitado nas categorias B, C, D ou E que deseja conduzir ciclomotor (adicionar a Autorização para Conduzir Ciclomotor - ACC). Após a adição, a CNH exibirá a anotação da ACC em campo próprio. Veículo com potência de até 50 cilindradas / velocidade até 50 km/h.

Ela não é medida em porcentagem mas sim uma medida comparada a um padrão de normalidade, no caso 20/50 significa que o paciente consegue ler a 20 pés (6 metros) oque uma pessoa com visão considerada normal enxergaria a uma distância de 50 pés (15 metros).

Após esta avaliação o candidato pode ser considerado apto, apto com restrição (por exemplo, obrigatório o uso de lentes), inapto temporário ou inapto (caso tenha alguma patologia que contraindique definitivamente a dirigir).

A visão 20/20 é considerada como a visão normal. Essa fração significa que, a uma distância de 20 pés, o paciente consegue enxergar a linha 20 ou até menores.