Qual é o sujeito da oração trabalhar no Tribunal de Justiça e um grande desejo meu?

Perguntado por: upeixoto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

RESPOSTA: Letra D. 4) (TJ-SC-2010) Na oração “Trabalhar no Tribunal de Justiça é um grande desejo meu”: a) ( ) O sujeito é “trabalhar”.

As frases podem apresentar sujeito indeterminado, sujeito inexistente ou sujeito determinado. Esse último subdivide-se, ainda, em três tipos: sujeito simples, sujeito composto e sujeito oculto.

Para fazer a identificação do sujeito, as perguntas quem? e o quê? devem ser feitas antes do verbo. O sujeito aparece quase sempre antes do predicado, sendo esta a ordem direta da oração.

O pronome “quem” que representa a pessoa que pratica a ação contida no verbo é o próprio sujeito deste. Observe a seguinte frase: – João fez isso.

a) Sujeito agente: é aquele que executa a ação expressa pelo verbo. Exemplos: Maria preparou o jantar para todos. João viajou para São Paulo.

Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração. Comi um lanche ontem. -> Sujeito: Eu.

O sujeito é a função sintática encarregada de informar aquele que pratica ou sofre a ação ou estado do verbo. Ele será simples quando for formado por apenas um núcleo e composto quando formado por dois ou mais núcleos.

O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não pode ser identificado na oração. Isso acontece quando não conseguimos perceber, pelo contexto ou pelo verbo que o acompanha, quem praticou a ação. Exemplo: Estão cantando na praça desde ontem.

Sujeito simples, composto, elíptico e indeterminado: São esses os tipos de sujeito encontrados nas orações.

Núcleo do sujeito é, portanto, a palavra principal que forma o sujeito.

Quando o sujeito é composto, apresentando dois ou mais núcleos, a regra de concordância é: o verbo deverá ser apresentado no plural. Isso acontece quando os dois sujeitos são da 3. ª pessoa.

Termo que compõe uma frase
O Sujeito é um dos termos essenciais de uma frase. Pode ser classificado em simples, composto, indeterminado, desinencial ou oculto, oracional e inexistente. Sua identificação pode ser feita pela análise sintática.

O núcleo do sujeito é o elemento principal, essencial, que compõe o sujeito da oração. É o elemento ao qual o verbo faz referência, sendo formado geralmente por: substantivo: “O carro acelerou muito.” pronome: “Ela conquistou vários prêmios.”

O sujeito pode ocupar diferentes posições no interior das orações, aparecendo antes, após ou no interior do predicado. Como sabemos, o sujeito e o predicado são os termos essenciais da oração.

O pronome relativo quem, quando introduz uma oração dependente, se torna sujeito dessa oração. Logo é obrigatória a concordância em pessoa e número entre o verbo e o sujeito ao qual está ligado.

O sujeito e o predicado são dois termos essenciais da oração. O sujeito é o elemento que executa e/ou sofre a ação do verbo no enunciado. Já o predicado corresponde ao próprio enunciado feito, composto de verbo, objeto e complementos. Quando a oração apresenta sujeito, o predicado está relacionado a ele.

b) quando o sujeito é constituído pelos pronomes interrogativos quem, que, o que: O que são comédias? [...] Quem eram os convidados?» Desse modo, podemos concluir que vírus, o problema e a vítima são os predicativos do sujeito nas frases em análise.

O sujeito (agente) que pratica o verbo expressado pelo verbo. O sujeito (paciente) que sofre a ação expressada pelo verbo. O sujeito (agente e paciente) que pratica e recebe a ação do verbo.