Qual é o sufixo de um nome?

Perguntado por: saparicio . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

É aquele que se une ao radical para dar origem a um substantivo ou a um adjetivo.

O afixo colocado antes do radical, o elemento base da palavra, chama-se prefixo; o colocado após chama-se sufixo.

O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo.

Sufixo nominal
É aquele que se une ao radical para dar origem a um substantivo ou a um adjetivo.

Os sufixos são elementos acrescentados ao final de cada palavra. Em países escandinavos, eslavos e nórdicos, o patronímico, nome que possui origem no nome do pai, é utilizado para a criação de sobrenomes ou até nomes.

A derivação sufixal é um processo de formar palavras no qual um sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: realmente, folhagem.

Um sufixo é um elemento formador de palavras que se coloca depois do radical de uma palavra primitiva, alterando o seu sentido e classe gramatical. Através do uso de sufixos são formados substantivos, adjetivos, verbos e advérbios. Assim, classificam-se em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais.

De facto, algumas famílias possuem membros com o mesmo prenome e sobrenome, sendo que, para diferenciá-los, são acrescidos a eles (por sufixação) um agnome, como Júnior (Jr.), Filho (F°.), Segundo, Neto, Sobrinho (Sob°.).

Origem etimológica:diária + -ista.

Origem etimológica:amarelo + -ar.

Esta palavra é formada por um único constituinte morfológico, que é um radical (caminh-) para além do constituinte temático (-o) e do(s) sufixo(s) de flexão.

As palavras são mais que um aglomerado de letras, e as estruturas que às formam são nomeadas e catalogadas. Uma delas é o sufixo, que é encontrado no final da palavra.

Se o afixo estiver antes do radical é chamado de prefixo e se estiver depois do radical é chamado de sufixo. Os prefixos podem modificar o sentido dos radicais, mas geralmente mantêm a classe gramatical a qual pertencem. Os sufixos podem modificar o sentido dos radicais e também a classe gramatical a qual pertencem.

1 desinência, terminação.

Os afixos (prefixos e sufixos) são exemplos de morfemas. Eles são usados para formar novas palavras. A diferença entre o prefixo e o sufixo encontra-se na posição que ocupam na palavra. Os prefixos são colocados antes do radical (parte da palavra que contém o seu significado), e os sufixos, depois.

Por exemplo: se adicionarmos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada, pedreiro.