Qual é o sufixo de risada?

Perguntado por: uassuncao . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 11 votos

A palavra risada deriva da junção de riso e do sufixo -ada.

Sufixo – O que é
O Sufixo é a parte que vem depois do radical. Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro. É importante fazer uma dinstinção entre sufixo e desinência.

A Amarelinha é uma brincadeira muito antiga, ótima para desenvolver a noção de respeito às regras e a esperar pela vez. O nome vem do francês 'marelle', que por adaptação popular ganhou a associação com amarelo e o sufixo diminutivo: AMARELINHA.

Os afixos (prefixos e sufixos) são exemplos de morfemas. Eles são usados para formar novas palavras. A diferença entre o prefixo e o sufixo encontra-se na posição que ocupam na palavra. Os prefixos são colocados antes do radical (parte da palavra que contém o seu significado), e os sufixos, depois.

Segundo Saussure, “Sufixo - elemento que se acrescenta à raiz para dela fazer um radical, ou a um primeiro radical para dele fazer um do segundo grau”. Assim como as palavras formadas por prefixos, as que são criadas pelo acréscimo de sufixos também são chamadas de derivadas.

Riqueza – rico (radical) + eza (sufixo).

O prefixo e o sufixo são morfemas da língua portuguesa, também chamadas de afixos, que são usados com radicais de palavras para formar uma nova palavra que passa a ter um novo significado. O prefixo deve ser colocado na frente do radical e o sufixo deve ser colocado no final do radical.

Esta palavra é formada por um único constituinte morfológico, que é um radical (caminh-) para além do constituinte temático (-o) e do(s) sufixo(s) de flexão.

Um sufixo é um elemento formador de palavras que se coloca depois do radical de uma palavra primitiva, alterando o seu sentido e classe gramatical. Através do uso de sufixos são formados substantivos, adjetivos, verbos e advérbios. Assim, classificam-se em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais.

Assim, ao analisarmos a palavra “livraria”, temos: livr – constituindo o radical. -aria – representando o sufixo, ou seja, a parte que lhe foi acrescentada, dando origem a um novo vocábulo.

Os sufixos nominais são afixos que se aglutinam a um radical para originar um substantivo ou um adjetivo. Perceba que os segmentos em destaque (-ão; -zinho; -ada; -ice) criam novas palavras (substantivos ou adjetivos) ao aglutinarem-se a um radical.

Diante dessa subdivisão, podemos perceber então que “gatinhos” é formado por quatro morfemas (gat – inh – o – s).

O sufixo -oso remonta ao sufixo latino -osu(m) e significa basicamente "provido" de ", "abundância", podendo assumir algumas vezes um sentido ativo significando "produzir ou provocar alguma coisa", como doloroso, apetitoso, assombroso; al- guns adjetivos em -oso podem assumir um duplo sentido, a significação básica " ...

Resposta verificada por especialistas
Um dos sufixos da palavra "animal" pode ser "esco", como em "animalesco".

Florescer (sufixo: escer) Gotejar (sufixo: ejar)

Origem etimológica:de- + compor.

Por exemplo: o prefixo des-: decompor, decair, distenso, dissimetria, difundir, difícil etc. Para dominar o conteúdo de Prefixos e Sufixos é preciso entender os radicais. Por exemplo: no verbo fazer: que apresenta alomorfia no radical faz- (faço; fez; fizera; farei; feito).

Desse modo, as palavras primitivas “ajuda”, “sabor” e “atual” recebem, respectivamente, os sufixos “-ante”, “-ear” e “-mente”.

Origem etimológica:diária + -ista.

Na língua portuguesa, existe apenas um único sufixo adverbial: É o sufixo "-mente", derivado do substantivo feminino latino mens, mentis que pode significar "a mente, o espírito, o intento". Já os advérbios que se derivam de adjetivos terminados em –ês (burgues-mente, portugues-mente, etc.)