Qual é o sufixo de pobre?

Perguntado por: lagostinho . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 3 votos

O vocábulo é formado por derivação sufixal, onde a palavra pobre é acrescida do sufixo -eza(pobre + -eza). Por isso a escrita correta será com a letra z.

Neste caso, temos a palavra rico mais o sufixo –eza.

O prefixo in- agrega-se a felizmente. O sufixo -ment(e) agrega-se a infeliz.

Sufixos

Sufixos NominaisSufixosExemplos
Sufixos Aumentativos-ão -aço -alhão -aréu -arra -(z)arrão -eirão -uçaparedão ricaço grandalhão povaréu bocarra homenzarrão boqueirão dentuça
Sufixos Diminutivos-inho -zinho -acho -icho (a) -eco -ela -ote -iscoPedrinho avozinho riacho barbicha soneca viela velhote chuvisco

eira” é um sufixo ligado à palavra pedra.

Esta palavra é formada por um único constituinte morfológico, que é um radical (caminh-) para além do constituinte temático (-o) e do(s) sufixo(s) de flexão.

A essa unidade mínima significativa que integra a palavra é dado o nome de sufixo. Dessa forma, pode-se dizer que o sufixo é o elemento que se agrega após o radical para modificar-lhe o significado. Ele pode ser classificado como nominal, verbal e adverbial.

1 A palavra "pobre" veio do latim pauper, proveniente de pau-= "pequeno" e pário = "dou à luz". Originalmente referia-se a terrenos agrícolas ou gado que não produziam o desejado.

empobrecer {v.}

A palavra pobre deriva do latim “pauper,eris”, que significa desprovido do necessário; com poucas posses.

Olhar é palavra formada por derivação imprópria, pois o verbo está empregado como substantivo; tristeza é subs- tantivo formado a partir do acréscimo do sufixo -eza ao adjetivo triste; desilusão é um substantivo formado por derivação prefixal (des- + ilusão); conjuntivite é formada por derivação sufixal (conjuntiva + - ...

Chuva, chuvisco, chuvarada
É possível notar que todas as palavras destacadas possuem o mesmo radical (chuv-), não é mesmo? No entanto, algumas possuem sufixos diferentes (chuvisco, chuvarada).

Assim, formas como povoamento (povoar + mento), povoação (povoar + ção), povinho (povo +inho), povão (povo + ão) e poviléu (povo + éu) são alguns entre muitos exemplos de formas derivadas em que verificamos a estruturação base + afixo, que se concretiza em base + sufixo.

Origem etimológica:sofrer + -imento.

Um sufixo é um elemento formador de palavras que se coloca depois do radical de uma palavra primitiva, alterando o seu sentido e classe gramatical. Através do uso de sufixos são formados substantivos, adjetivos, verbos e advérbios. Assim, classificam-se em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais.

Origem etimológica:amarelo + -ar.

-ote(a), -oto: filhote, serrote, velhota, perdigoto (filhote de perdiz)

ver a gordura de perto
Origem etimológica:gordo + -ura.