Qual é o sufixo de laranjeira?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 19 votos

Origem etimológica:laranja + -eira.

Os vocábulos “dentista” e “algodoal” apresentam os sufixos nominais “-ista” e “-al”.

Sufixos. Os sufixos são afixos que formam palavras a partir de um morfema que sucede o radical. Assim, eles modificam o seu sentido e, principalmente, alteram a classe gramatical a qual pertencem. Os sufixos podem ser nominais, verbais e adverbiais.

Devemos saber que existem quatro tipos de sufixos: adjetivos, verbais, substantivos e adverbiais, e cada um deles dão um sentido específico aos novos vocábulos. E, dessa forma, eles podem ser classificados em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais.

Sufixos

Sufixos NominaisSufixosExemplos
Sufixos Aumentativos-ão -aço -alhão -aréu -arra -(z)arrão -eirão -uçaparedão ricaço grandalhão povaréu bocarra homenzarrão boqueirão dentuça
Sufixos Diminutivos-inho -zinho -acho -icho (a) -eco -ela -ote -iscoPedrinho avozinho riacho barbicha soneca viela velhote chuvisco

Origem etimológica:amarelo + -ar.

A Amarelinha é uma brincadeira muito antiga, ótima para desenvolver a noção de respeito às regras e a esperar pela vez. O nome vem do francês 'marelle', que por adaptação popular ganhou a associação com amarelo e o sufixo diminutivo: AMARELINHA.

Com efeito, a palavra é formada pelo adjectivo amarelo, ao qual se junta o sufixo verbal -ecer, característico dos verbos incoativos (verbos que indicam o começo dum estado ou o seu desenvolvimento). Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.

O termo padaria vem «de pada + -aria», e pada, por sua vez, vem «do latim panata-, de pane-, "pão"».

Sufixo nominal = (o) que exerce certo ofício, profissão ou atividade, máquina ou aparelho, recipiente: barbeiro, costureiro, hoteleiro, vaqueiro.

eira

eira” é um sufixo ligado à palavra pedra.

Riqueza – rico (radical) + eza (sufixo).

Esta palavra é formada por um único constituinte morfológico, que é um radical (caminh-) para além do constituinte temático (-o) e do(s) sufixo(s) de flexão.

Assim, ao analisarmos a palavra “livraria”, temos: livr – constituindo o radical. -aria – representando o sufixo, ou seja, a parte que lhe foi acrescentada, dando origem a um novo vocábulo.

cachorro + -inho: cachorrinho bebê + -inho: bebezinho.

Um sufixo é um elemento formador de palavras que se coloca depois do radical de uma palavra primitiva, alterando o seu sentido e classe gramatical. Através do uso de sufixos são formados substantivos, adjetivos, verbos e advérbios. Assim, classificam-se em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais.

Sufixo – O que é
O Sufixo é a parte que vem depois do radical. Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro. É importante fazer uma dinstinção entre sufixo e desinência.

Os afixos (prefixos e sufixos) são exemplos de morfemas. Eles são usados para formar novas palavras. A diferença entre o prefixo e o sufixo encontra-se na posição que ocupam na palavra. Os prefixos são colocados antes do radical (parte da palavra que contém o seu significado), e os sufixos, depois.

Seja iniciada com a letra V, seja com a letra W, aparentemente, a raiz vai até ao sufixo “wal” que se presume que seja comum a todas as línguas Indo-Europeias. O significado de “wal” é semelhante ao de 'valore', e comum ao das várias línguas actuais.