Qual é o sufixo de gordura?
Origem etimológica:gordo + -ura.
O que é prefixo e sufixo exemplo?
O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)
Qual é o sufixo da palavra contaminação?
Origem etimológica:esterco + -eiro.
Qual sufixo se refere a inflamação?
1. Elemento sufixo de composição que indica doença ou inflamação do órgão ou da estrutura anatómica indicada no radical.
Qual é o prefixo de Floripa?
48
DDD (48) | Guia Floripa.
Qual é o sufixo de livraria?
Assim, ao analisarmos a palavra “livraria”, temos: livr – constituindo o radical. -aria – representando o sufixo, ou seja, a parte que lhe foi acrescentada, dando origem a um novo vocábulo.
Qual é o sufixo de sala?
Esta palavra é formada por um único constituinte morfológico, que é um radical (caminh-) para além do constituinte temático (-o) e do(s) sufixo(s) de flexão.
Qual é o sufixo de amarelo?
Origem etimológica:amarelo + -ar.
Qual é o sufixo de florescer?
Florescer (sufixo: escer) Gotejar (sufixo: ejar)
Qual o exemplo de sufixo?
O Sufixo é a parte que vem depois do radical. Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro.
Onde é usado o sufixo?
O prefixo e o sufixo são morfemas da língua portuguesa, também chamadas de afixos, que são usados com radicais de palavras para formar uma nova palavra que passa a ter um novo significado. O prefixo deve ser colocado na frente do radical e o sufixo deve ser colocado no final do radical.
Qual o sufixo de doente?
Os sufixos -íase e -ose, utilizados ambos para designar doença, estado mórbido, são oriundos do grego e chegaram até nós através do latim.
Qual é o sufixo de decompor?
Origem etimológica:de- + compor.
Qual é o sufixo de febril?
-il: referência, relação - Exs.: senhoril, febril, mulheril, servil.
Qual é o sufixo de dor?
Origem etimológica:sufixo latino -tor, -toris.