Qual é o sufixo de fogo?

Perguntado por: omelo . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Prefixos e Sufixos

RADICALSIGNIFICADOEXEMPLO
igni-fogoignívoro
loco-lugarlocomotiva
mortis-mortemortífero
multi-muitomultiforme

Referem-se a alguma coisa muito doce, extremamente doce. No português, a principal regra de formação do grau superlativo absoluto sintético dos adjetivos é a junção do sufixo –íssimo. Assim é formada a palavra docíssimo: doce+íssimo. Deverá ser utilizada numa linguagem informal.

Adipo - prefixo latino, adipis significa gordura. Células de gordura.

Olá, A gente tem o radical chuv - que acrescentando os sufixos: isco, arada, ada, isqueiro, arel. Forma, no entanto, uma derivação sufixal.

Sufixo. Sufixo é o afixo que se liga ao final da palavra, por exemplo: Pedreira. “eira” é um sufixo ligado à palavra pedra.

Sufixos

Sufixos NominaisSufixosExemplos
Sufixos Aumentativos-ão -aço -alhão -aréu -arra -(z)arrão -eirão -uçaparedão ricaço grandalhão povaréu bocarra homenzarrão boqueirão dentuça
Sufixos Diminutivos-inho -zinho -acho -icho (a) -eco -ela -ote -iscoPedrinho avozinho riacho barbicha soneca viela velhote chuvisco

Sufixo – O que é
O Sufixo é a parte que vem depois do radical. Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro. É importante fazer uma dinstinção entre sufixo e desinência.

Em gramática, sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um radical (ao contrário do prefixo, que se coloca no início). O sufixo é o responsável pela criação de outras palavras, as chamadas palavras derivadas.

Devemos saber que existem quatro tipos de sufixos: adjetivos, verbais, substantivos e adverbiais, e cada um deles dão um sentido específico aos novos vocábulos. E, dessa forma, eles podem ser classificados em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais.

Dessa forma, pode-se dizer que o sufixo é o elemento que se agrega após o radical para modificar-lhe o significado. Ele pode ser classificado como nominal, verbal e adverbial.

Por exemplo: corpo - corpanzil/ corpulento.

Vale ressaltar que o sufixo “-ismo” significa “doença”, uma “patologia”.

No caso da sua atividade os sufixos são florescer, fortemente,estudante, bocarra, gostoso.

Em “casinha”, temos um outro processo: na palavra primitiva, que já contém um “s”, apenas acrescentamos o sufixo -inho: “casinha”, “japonesinho”, “lapisinho”.

Riqueza – rico (radical) + eza (sufixo).

Com efeito, a palavra é formada pelo adjectivo amarelo, ao qual se junta o sufixo verbal -ecer, característico dos verbos incoativos (verbos que indicam o começo dum estado ou o seu desenvolvimento). Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.

Resposta. derivação sufixal - o sufixo "eiro".

usco(a): chama - chamusco. oca: engenho - engenhoca. ola: rapaz - rapazola // fazenda - fazendola.

Quando observamos um nome como cachorro, a vogal final “o” é uma vogal temática, e não uma indicação de gênero masculino. Essa é a análise padrão em língua portuguesa (como em Mattoso Camara Jr.). O gênero feminino, por sua vez, é indicado pelo sufixo -a (desinência de feminino).

Para fazer o plural do diminutivo da palavra PAPEL, primeiro colocamos a palavra PAPEL no plural. Que dá, PAPÉIS. A essa forma no plural é que vamos acrescentar o sufixo do diminutivo -zinho: PA-PEI-ZINHOS.